quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vendem-se jazigos!

Tenho voado baixo esses dias. Ontem, fiquei triste por ter perdido a primeira festa em família aqui na Faculdade. Cleide articulou um café da manhã em comemoração ao aniversário de Eliane, e eu, tive que ir ao Recife e a Caruaru, correr atrás dos papéis da viagem. Pense numa montanha de documentos, carimbos, firmas reconhecidas, assinaturas... Não sei como é que bandido consegue sair do país, é uma sorte incrível! E o povo da novela? Clara, aquela personagem da novela das 9 da Globo, é só chegar no aeroporto e pronto! Embarque autorizado! lembra daquela novela que era no Marrocos? O povo ia e vinha na hora que queria. Mas, quem disse que novela tem que contar a verdade? Quem quiser saber, coloque o passaporte debaixo do braço e vá comprar a passagem.
Em Recife, fui ver o PB4, que é um acordo que o governo brasileiro tem com   Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, Grécia, itália, Portugal e Cabo Verde, que garante atendimento de saúde nos hospitais públicos aos Brasileiros que tenham pago INSS. Isso livra uns bons cobres na nossa conta, pois, na última vez que fiz o planejamento de uma viagem à Argentina (que gorou por conta da gripe suína, ainda bem!) tive que comprar um seguro de 330,00 para 15 dias de permanencia. O atendimento é feito no prédio da SUDENE, que fica na frente do Hospital das Clínicas (CDU). Fácil de achar o prédio, a sala é outra história! O prédio é ENOOORME, e é preciso rezar que ele só caia depois que tenhamos saído. Por sorte, Genésia me orientou muito bem, e rapidinho lá estava eu na Torre central, terceiro andar, sala 81, a procura de uma funcionária chamada Eliane. O atendimento da funcionária foi algo á parte: nunca fui tão BEM atendida em uma repartição pública quanto no Ministério da Saúde, Núcleo Estadual de Pernambuco. Além de conhecer tudo sobre a legislação e o serviço que fazia, ainda desenrolou meus problemas. Assim, a semana que vem, lá vou eu novamente, pegar o PB4 que nos garante atendimento de saúde, caso necessário, em Portugal, Itália e Espanha, pois, como bem disse a Sra. Eliane, "é tudo quintal e jardim; tire logo e vá passear um pouco".
Mas, para chegar lá me aconteceu uma...
O ônibus de 05:40 da Jotude entra no Recife e vai até o Derby. Estava certa de que iria parar no TIP, pegar o metrô até o Barro, de lá o Barro/Macaxeira BR 101, e parar bem na porta da sudene. Dancei! o Õnibus entrou em Recife, quando me dei conta já ia na Abdias de Carvalho! Pedi para parar, atravessei as duas pistas e fui esperar um ônibus. Todos, naquela hora passavam lotadas. Resolvi tomar um táxi, era perto, não ia ser tão caro. Seis táxis passaram e não pararam, já estava me sentindo em Nova Yorque. O sétimo parou. No caminho, o taxista me perguntou: "a senhora já conhece o novo cemitério do Recife?", atônita, respondi que não. Ele puxou um panfleto do Memorial Guararapes e me entregou ao mesmo tempo que desviava loucamente dos outros carros, costurando no trânsito, como todo bom taxista da capital. Continuou: "esse é dos bons, viu, Senhora! Tem até crematório! é como o Parque das Rosas, sabe aqueles túmulos na grama? é muito bonito!" Não dava tempo nem para responder, nem eu tinha o que responder. Ele continuou apregoando o terrreno no campo santo: "E se a senhora gostar, pode até queimar o defunto!" Eu, gostar de queimar defunto!!!! Pelamordedeus, meu amigo, olha a frente! Estavamos quase no giradouro da Reitoria, impressados entre uma carreta e dois carros que tentavam desfazer as leis da física, passando no exíguo espaço ao mesmo tempo. Eu me encolhia no banco de trás, esperando só a pancada. E ele, nem aí, mexendo no ar condicionado do carro: " custa três mil para quimar o defunto. Mais dois mil do caixão, dá cinco mil. Até bom, não acha?" Eu consegui articular: "É... Bom mesmo." Pensava que bom mesmo era para o defunto, pois, só ia sobrar a poeira. A família tinha que desembolsar a quantia módica de cinco milzinho para comprar o produto do meu motorista. Serpeteando entre os carros, me deixou na frente da SUDENE, me dando ainda uns cinco panfletos para entregar aos meus amigos que estivessem interessados, arrematando: "A morte é a coisa mais certa da vida!"
É cada uma!
Té manhã!          

4 comentários:

  1. Ah, claro, Anninha os caras de novela n fazem a coisa de verdade, mas deixe-me guardar este endereço da Sudene, quem sabe eu preciso... e , os bandidos estes têm a maioria dos carimbos, citados na sua lista, daí fica mais fácil mesmo...dificil mesmo é para o cidadão comum e que paga seus impostos direitinho, n sabe vc que o mundo anda girando ao contrário e que os valores estão sendo cultuados inversamente? Achei interessante o propagandista de cemitério que vc pegou (o taxi dele, n vá me entendendo mal com esta coisa de PEGOU, pois hoje este é outro verbo mal interpretado kkkkkk), realmente interessante, fico pensando o que eles ganham com a divulgação do "produto", afinal hoje em dia tudo é comércio, n é? E te parabenizo pela bela narrativa, eu me senti também en NY, te "vendo", à beira da Agamenosn, tentando uma corrida até a CDU , só faltou estar chovendo, aí sim seria desastre pq n seria o 7. que pararia ... põe mais 10 nisso. bem, no fim , felizmente tudo teve um final feliz, n? e vc vai estar com seu atendimento médico internacional, que na verdade, torço para que vc n precise, em todo caso melhosr prevenir...

    ResponderExcluir
  2. Anna Cecília!!
    Falar em você significa falar em marcos de vida, de História... e esses são elementos que, indiscutivelmente, ficam registrados sem chance de cair no esquecimento.
    Passamos por momentos difíceis, de pressão. Mas foi com eles que aprendemos mais ainda o valor do ser humano, enquanto solidário, humilde em seu saber. Costumo dizer que foi você que deu alma ao trabalho que amei fazer. Ele nasceu depois que você colocou vida nas letras que o compunham. Devo muito dele a você!
    E hoje, sinto um misto de nostalgia e felicidade. Nostalgia ao rever nossas fotos, ao relembrar nossas reuniões em sala de aula, dos prazos a cumprir, artigos e capítulos a escrever.. nostalgia de saber que a AESGA ficará, por um período, espero, com uma grande lacuna deixada pela profissional, pela pessoa de referência que é. Felicidade por saber que a vida está sendo justa e te levando a alçar voos merecidos. O sucesso será efeito de cuja causa é nobre!!
    Voe Anna! Voe e nos traga os frutos colhidos pela experiência e sabedoria que agregará.
    Muito boa sorte, felicidade e que Deus abençoe sua carreira, Tony e a pequena Luiza.

    Beijos.

    Tânia Leite e os embriões-bonecos (kkkkk) (1ª turma de Direito da FGD)

    ResponderExcluir
  3. Wow, que lindo!!! Tânia é uma dessas pessoas que, com certeza, serão tema dessas nossas conversas. Esses bonecos... kkkk! outro dia me lembrava deles!

    ResponderExcluir
  4. kkkkk vim parar aqui no seu blog pq estou procurando preços de jazigos.

    ResponderExcluir