sábado, 18 de dezembro de 2010

Bem acompanhada!

Só sabe quem já esteve só... teve hora que me deu vontade de pular no primeiro avião e pegar descendo para o Brasil.Os lusitanos sabem como ninguém traduzir a saudade, e, nestes dias a minha vida era um fado. Mas, felizmente, eles chegaram! E agora as coisas tomaram outras cores, estou começando a achar bonito esse pedaço do mundo.
Na véspera, quase não dormi de ansiedade. Aliás, dormi e me acordei tantas vezes queme acordei meio quebrada. Sai às 8 da manhã, seguindo os conselhos precavidos de Dayse: é melhor esperar lá do que aqui! O frio era intenso, fazia 4 graus,segundo o taxista que me levou a Estação. Na bicha (fila) estavam três angolanos altos, discutindo o horário do comboio que iria pegar. Abriu outra bilheteria, pulei de fila, pois o frio não me deixava ficar mais alguns minutos para saber o que eles resolveriam. Comprei bilhete de ida e volta (4,80) e peguei o comboio para o Porto. Pelo caminho, cidades pequenas e cidades médias com cara de grande. Na estação de Campanhã, desci do comboio e segui para o aeroporto de metro (diz-se metro, como o de costureira, mesmo). Na porta da rua, mesmo aos 4 graus, fiz essa foto da estação e do outro lado da rua, que aquela horafazia um solzinho lindo!

Olha o azul desse céu! quanto mais azul, mais frio.Cheguei no aeroporto, crente que ficaria umas duas horas esperando, olhei para o painel e o voo LISBOA676, estava previsto para 11h20min! Santa agonia que me deu em casa, e eu sai cedo! se demorasse mais um pouquinho, eles ficariam a deriva no aeroporto!
A emoção ao ve-los não é descritivel! Luiza correu ao me ver.com as lágrimas pulando dos olhos. Despenteada, cansada e linda. Tony vinha atrás empurrando um carrinho repleto de malas, vestido num enorme casacão. O amor que senti por eles foi maior do que o mundo.
Essa foto, fizemos na plataforma de embarque do metro para a estação de comboios. Luiza reclamava do frio,dizia que suas mãos estavam doendo. Tony puxava de vez em quando as orelhas adormecidas. O primeiro impacto é cruel: o frio é muito grande. É se ver, de repente, dos 36 graus para 4-5 graus. É uma enorme diferença!
Agora, a família está recomposta, e eu,vivo ensinando a eles o pouco que aprendi em menos de  um mês de Portugal. Na sexta, tive aula o dia inteiro, deixei-os sozinhos até às 19hs. Hoje, aproveitando o sol, saimos para dar uma voltinha na cidade. Agora, no escuro do quarto, enquanto procuro as letras para compor o texto, eles  ressonam tranquilos,todos juntos na mesma cama, dividindo o calor de nosso amor, evidente nessa aventura.

Saudade de hoje: Chocolate sete colinas. O chocolate daqui tem gosto de leite em pó. E o chocolate alemão não tem gosto de nada e é duro.

Té manhã! 

3 comentários:

  1. Aninha adoro ler suas crônicas !!!! tão bem escritas e repletas dos mais puros sentimentos. Guarde-as para um dia editá-las em um livro. Um bj. pra vc, outro para o mano e um em Luiza, gostei de vê-la de rosa. bjs. neide
    Estamos todos bem.

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo ver uma cara amiga, quando se já está transbordando de saudade e quando o vazio torna o ambiente um buraco sem fundo, no qual estamos mergulhados. Imaginei realmente como foi prá vc encontrá-los. Lulu está linda e fofinha, e pq ela n está usando o cachecol rosa que mandei para ela? Iria ajudar neste frio interminável.Imagina vc que nevou na Toscana!!!! Isso é incrível, e n costuma acontecer. Como Neide eu tbém gosto de ler o que escreves, pois de tão leves torna literatura um pouco mais acessivel para nós, pobres mortais. Um beijo para sua família, divirtam-se mto e aproveitem bem o inverno...ainda bem que a cama é grande!!!

    ResponderExcluir
  3. Eita! que beleza, não é? todo mundo junto! saudade acabada e alguém para ajudar a acender a lareira!
    Hoje eu passei ferro na roupa que Luiza usou aqui antes de viajar, um short branco e uma blusinha preta, era como se ouvisse a risada estridente dela. Lembro que ela foi chamar Ilma no quarto para não sei o quê e Ilma estava deitada vendo o jornal, com o ventilador bem na cara. Então Ilma disse: "Luiza, vem ficar aqui comigo e tomar a fresca." Resposta: "O que é a fresca?" Resposta de Ilma: "É o ventilador"
    Dali a pouco Luiza volta para o quarto sozinha e se deita na cama dizendo: "Tia Ilma, venha ficar aqui comigo e com a fresca!"
    Vi no telejornal que as coisas aí vão esfriar mais, na Inglaterra cancelaram uma rodada toda do campeonato inglês de tanta neve dentro dos estádios e fora também, ainda bem que em Aveiro não é asssim, não chega a tanto, mas, se deixar a bacia com água do lado de fora cria uma lâmina de gelo como era aqui antigamente?
    Aqui as coisas vão como sempre, preparativos para a ceia de Natal, para o final do ano, eu deveria fazer alguma coisa especial afinal 2010 está sendo um ano muito importante para mim.
    Fomos à Formatura de Mariana com Ilma, Antonio, Pablo, Iasmim e dois amigos de Pablo, Linsosval e Edielson, menina! quanto salgadinho eles fizeram! e o jantar estava ótimo! a salada, uma delícia, só não fiquei para a sobremesa porque não aguentava mais. Antonio foi a alma da festa, todo desenrolado, dançou, paquerou as meninas e a gente voltou para casa quase três horas da manhã! eu me diverti muitiiiiiiiiiito!
    Izabel pôs o vídeo da turma no orkut, emocionante! só não gostei daquelas legendas que tapavam a cara do pessoal.
    Estamos todos felizes porque vocês estão bem aí em além-mar.
    Beijo

    ResponderExcluir