quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Comidinhas espertas!

Se tem uma coisa que eu quebrei a cara foi naquela minha intenção de emagrecer quando chegasse a Portugal. Vocês lembram que eu disse que eestava "uma paca" por causa das inúmeras despedidas. Fazia conta de que o estranhamento da cultura local me renderia uns quilos a menos. Enganei-me redondamente, e, agora, me lembro que Juliana (sobrinha de Tony) sempre disse que quando visita a Europa com Gildo, é aqui o lugar em que come melhor. Sinceramente, é um desmantelo!
Tem coisas que nos faz falta. Outro dia, Luiza botou na ideia que queria comer bacalhau. Pedimos dois pratos: um bacalhau com natas, e um bacalhau grelhado.  Quando veio, mexi no prato procurando o arroz... o canto mais limpo! Quem acompanhava o bacalhau eram batatas, no primeiro, bem cozidas, uma delícia. No grelhado, eram cozidas com casca e com uma salada verde, segundo Tony, um "pé de alface inteiro". Luiza, beliscou ali e aqui, e não quis nada. Um fracasso, esse primeiro bacalhau. Entendi porque Nido disse que em Portugal não tem arroz: não éno supermercado para comprar no quilo, é cozido no prato. Sobre o arroz, mais um comentário: todo arroz daqui é "unidos venceremos". Se tirar antes dos bichinhos grudarem, estará cru por dentro. Tony deu risada no primeiro almoço que fiz, com o arroz "pof" (som cavo do arroz despendendo da colher e caindo no prato) no prato . Depois, no natal de Francislê, o arroz "pof" tirou as dúvidas: talvez fosse marcação com brasileiro. Comemos nas Glicínias mais um arroz "pof" no Porco na Brasa. Não tem jeito, parece quue é da natureza dele mesmo.
Um achado foi o Ali Quebab, fastfood mediterrâneo. Uma delícia! Fiquei passada com o tamanho das porções, o prato é enooooorme! Comi aqui a primeira vez com Francislê e Dayse, não dou conta de uma porção só para mim.
É um picadinho de carne (novilho, porco ou frango), bem assadinho no azeite extra vírgem, com salada de alface, cenoura e repolho roxo, envolto numa capinha de massa que lembra uma panqueca, mas tem um gosto de pão sírio. Acompanha uma porção (báaaasica) de batata frita e um molho tártaro divino, que com ele dá até para comer guardanapo.
 O que Tony mais gosta é esse que vem no pão sírio,coberto de sementes de gergelim. Pedimos sempre duas porções, eu divido com Luiza. Nosso almoço mais dois copos de Pepsi fica por 10 euros. Uma beleza!
Em cada esquina, encontra-se uma pastelaria/padaria. Os portugueses adoram café expresso, daqueles que deixam os beiços amarelos. Nunca, até hoje,passamos pela varanda envidraçada de uma padaria que não tenha, ao menos, três mesas ocupadas! Em todos os bairros, ricos, menos ricos ou quase pobres, tem sempre essas empresas, que é o orgulho nacional. Por isso, as padarias serão abordadas futuramente.
Dá para emagrecer desse jeito?!!! É melhor ir para o Japão!

Saudade de hoje:
Arroz. Qualquer um que encontre em qualquer supermercado + uma dose de cuidado não ficará "pof", como o daqui!

Té manhã!

4 comentários:

  1. Tenho uma amiga que foiu fazer um estagio de mestrado no japão e engordou 8 kg em 6 meses! motivo: lá até a agua tem gosto ruim, resultado. Come-se toda refeição na macdonalds, regado a muita coca cola!
    bjo e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Anna,

    to adorando acompanhar teu Blog, acho q ta sendo sua valvula de escape. e acho que tem tudo para se transformar num livro. ainda mais se colocarmos (já me inclui foi?) uma pitada de turismo e passeios legais para se fazerem. "Porugal para Brasileiros. Um guia não oficial para quem vai morar ou passear na terrinha" Que ousadia minha não?
    Mas falando da comida. Adorei os caracois, já teve coragem de provar? não perca a chance, parecem nojentos, mas são uma delicia. E o Imperial da super Bock. Ah E se for a Porto não deixei de provar o sanduiche Francesinha, mas só coma lá, pois nos outros locais imitam e acabam colocando um molho horrível.
    e outra coisa, no Japão não rolava. Afinal é a capital do mundo que mais tem restaurantes. e segundo o guia MIchelin é onde tem restaurante mais três estrelas do mundo tb, os tops.
    Abraço e Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Gustavo, tu és ótimooooo! Ainda não comi caracóis, pois ainda estou juntado coragem para comer um doce típico de Aveiro, chamado 'ovos moles'. É muito famoso, tem a forma de pequenas conchas e animais marinhos... bem lindinho! mas, como é de gema de ovo, e eu não sou muito fã, ainda não deu coragem. Já me recomendaram também o pão de ló de Ovar, uma cidade que fica próxima a Aveiro.Esse vais er mais fácil, pois é um bolo inofensivo. Já os caracóis... bom, como comemos lambretas (horríveis!!!) recomendadas como iguarias maravilhosas por Adolfo Lopes, quando estivemos em Aracaju, acabo comendo, só para ñão perder a viagem. Já vi a "francesinha" no prato de alguém, num shopping.Vou seguir o seu conselho e só provar em Porto.
    Vilma, a idéia do Japão foi o peixe cru e a carne de cachorro.Quem sabe mudo de opinião, quando visitar a terra do sol nascente? Um dia irei lá. Essa comida de fastfood é muito perigosa, além de cara.Para piorar a situação, o povo ainda agrega aqueles brinquedos como chama para o consumidor infantil (que sempre ganha da gente!). Aqui, felizmente, essa venda/publicidade é proibida. Devia ser no Brasil também?
    Bjooooos!

    ResponderExcluir
  4. Lutamos para que isso seja lei aqui tbém , Anninha, faz tempo, só que a máquina de ganhar dinheiro aqui manda mais, daí é o que nós sabemos e os fest foods fazem a festa. Adorei sua explanação sobre a gastronomia portuguêsa, isso como sempre me interessa muitíssimo. E sim, a maioria da culinária européia é maravilhosa, principalmente indo em direção ao Mediterrâneo, como vc sabe, sou fã deste tipo de comida, e ainda sim, vcs estão soltos na buraqueira calórica por aí, se n se cuidar...

    ResponderExcluir