quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O banho

Existem muitos desafios na adaptação do imigrante, já sabia disso assistindo as novelas de Benedito Ruy Barbosa e a italianada da Globo. Cada lugar tem seu contexto, seus usos e seus costumes. Mas, é um pouco diferente quando somos nós que estamos atravessando a situação. Algumas coisas que eu já esperava, aconteceram: dificuldades de entender o que dizem, dificuldades em me fazer entender. Para pedir uma informação, ter que  contar uma história inteira, pois ao contrário ficam os dois, informante e desinformado, completamente perdidos. Algumas coisas não tem explicação: por que, quando se espirra, alguém responde: "santinho!"? Mas, onde ônibus chama-se autocarro, celular é telemóvel e banheiro vira casa de banho, o melhor é se acostumar, e com pouco tempo, mesmo com o sotaque carregado no nordestino, as palavras vão se incorporando gradativamente ao vocabulário. Os conflitos culturais também permeiam a produção científica colaborativa, às vezes até nos machuca a sinceridade lusa com que lhe dizem na cara que a sua escrita não é adequada, que é brasileiro, e não português, o seu texto deficiente. Mas, aprendi com Maiokoviski (1927):

"as ameaças e as guerras havemos de atravessá-las,
rompê-las ao meio,
cortando-as como uma quilha corta as ondas."  

Já tem umas coisas que necessitam de tempo e de treino, como fez questão de enfatizar a profa. Maria João Loureiro, na aula do dia 17.12. Não há uma só vez que vá tomar banho que não reconheça a propriedade desse ensinamento. Banho em Portugal é uma questão de treino!
O banho é uma prática corriqueira para nós, brasileiros. Nos banhamos de duas a quatro vezes por dia, sem causar qualquer estranhamento. O banho acalma e revigora, é um lazer cotidiano para quem tem ascendência indígena. Mas, minha gente, além das baixas temperaturas (hoje estamos à 4 graus), a estrutura da casa de banho não é favorável!
Pobre ou rico, a casa de banho é dominada por uma banheira. Eu, que a última vez que entrei num troço desse era um bebê, olho desconfiada, até porque, banho de banheira é meio estranho:você fica imerso na água usada! Não é o caso nosso tomar banho deitado, gasta muita água e gás, além de esfriar num instante. A (única) vantagem que tem é que não molha o banheiro. Portanto, esqueça aquela imagem sedutora do banho de espuma: isso é para cinema! 
O meu pasmo aumenta quando puxo a cortina e constato que NÃO TEM CHUVEIRO.Não adianta procurar, isso não existe aqui! Tem que tomar banho com essa "arataca" aí: uma (terrível!) ducha de mão! 
O jeito é embarcar nessa coisa, e já tiritando de frio,esperar a água esquentar, pois, como o aquecimento é á gás natural demora um pouquinho, não é como energia elétrica.
Faz-se então, uma ginástica miserável para tomar banho com uma mão só, pois a outra tem que segurar a "coisa" da água, conforme minha modelo está demonstrando. E não tente desligar a água para ensaboar-se: dificilmente irá encontrar o equilíbrio entre a água fria, que aqui é gelada, e a quente, que aqui é pelando! O jeito é deixar a água correr, e adeus consciência ecológica! Compensa com a rapidez que se toma o banho, não dá mesmo para ficar "cantando no chuveiro!"  Sorte é que somos pequenas, pois além de tudo, como o cafofo é uma água furtada, o teto vai rebaixando até ficar com menos de um metro de altura, na parede oposta. Tony, que é maiorzinho, precisa ter cuidado constante para manter-se na parte onde o teto é mais alto. É preciso muito treino! 

Por isso, a saudade de hoje é: CHUVEIRO! vocês não imaginam  o quanto ele faz falta!

Té manhã!

PS: como já são 23:59, feliz natal aos meus queridos 18 seguidores, companheiros dessa jornada., bem como os visitantes eventuais, sempre muito bem-vindos. Vocês são um ponto de apoio nesta caminhada!   Aproveitem a data com a família, esteja longe ou perto!
  

  

  

6 comentários:

  1. Eita Anna, quando fui a Portugal. Levei uma queda da banheira, nesse equilibrio, logo na primeira vez que fui tomar banho, pense num escorregão; KKKKKKK
    detalhe que estava numa pequena pousada de uns 2 andares e uns 15 quartos, o chão da madeira! clao que fez o maior barulho e todo mundo veio para o corredor. Pense na vergonha.
    fiquei conhecido como o garoto que caiu no banheiro.
    ninguém merece.
    Feliz Natal e tudo de bom para você e sua família

    ResponderExcluir
  2. Pois é, então viva o nosso Brasil velho de guerra, aqui é que se passa bem. Adorei sua explanação sobre a casa de banho.. e os "SANTINHOS" (KKKK), coisa de portuga mesmo!
    Feliz Natal, grata pelo comentário no meu Blog e até a próxima . Ciao!

    ResponderExcluir
  3. Aninha, me ensina como botar foto no Blog, pois n acertei como se faz com as instruções do próprio, primeiro q eu n achei nada do que rezava nas instruções, depois que n sou mto boa nestas coisas...Bjo. Ciao!

    ResponderExcluir
  4. kkkkk! Gustavo, ninguém merece, realmente!Essas quedas de banheiro são a maior humilhação que o ser humano pode passar, pois lhe pega completamente desprevenido!foi por isso que eu coloquei aquele horrível tapetinho rosa, para reduzir os escorregões.
    Um beijo, bom ano para você, sua linda esposa e o seu bebezinho que chega nestes dias.

    ResponderExcluir
  5. hehehe, o estranhamento é que faz a graça nesta adaptação... aparece cada coisa! Acertou colocar as fotos?
    Bjoooo!

    ResponderExcluir
  6. Me acabo de rir contigo Anna!

    Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir