sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

perdida na ilha de Lost

Quando chegamos a uma cidade que não conhecemos, é necessário perder  o medo de se perder. Para aprender é preciso  seguir, o que implica em errar o caminho, voltar, dá uma volta enorme para chegar naquele ponto que era ali, bem do ladinho. Para aprender o caminho é preciso ir, experimentar, pois "o caminho se faz ao caminhar".
Pela minha conversa, vocês já sabem que ando me perdendo por aqui. Aveiro não é uma cidade grande, tem apenas 80 mil habitantes, embora seja bastante desenvolvida, tem tudo que precisamos, tudo que queremos e não podemos, e tudo que não queremos nem que pudéssemos.
Está bem frio,vocês já sabem disso. Em todo lugar que chego e que digo que sou do Brasil,logo vem a pergunta: "E tu não estás aqui a morrer de frio?" E dá para não tremer? Sai do Recife com 34 graus às 9 da noite, e hoje de manhã, pela primeira vez na minha vida vi um carro congelado. A porta travou, o parabrisa tinha uma capa de gelo fininho como aqueles congeladores antigos. Apesar do céu azul, o termometro marcava 2,5 graus às 9:30 da manhã. Pense num frio da moléstia dos cachorros!
Quarta feira foi feriado, tive uma aula de supermercado com a Profa. Dra. Dayse. Essa aula prática é importantíssima para sobrevivência do humano na sociedade moderna, e diminui os micos que se paga, junto com a feira. Vejam lá: 1) Os carrinhos de compras são presos por correntes. Para soltá-los você precisa inserir uma moedinha de um euro ou 50 centimos. 2) No balcão de frios, não tem bicha (é a fila, não pense em noutra coisa!), tem senha, como em repartição pública brasileira. O funcionário chamará a sua senha, se você não atender no terceiro chamado, perde a vez. 3) A comida nacional de Portugal não é o bacalhau, é o porco! Come-se muito dessa carne por ser mais barata, e a maré aqui não está para peixe. 4) As verduras e frutas são marcadas com preço e procedência numa plaquinha. Assim, você sabe a nacionalidade do que está colocando para dentro. Mais do que entender a globalização na prática, é preciso ter atenção, pois a banana da Costa Rica é mais cara do que a da Venezuela. Na hora de pesar, quem faz isso é o consumidor, nem procure um funcionário. Você seleciona na máquina o código do produto (também tem nas plaquinhas) confere o nome do produto e emite a etique gomada que marca o preço. Não dá certo trocar o código para pegar um preço menor, pois pelo código de barras será conferido pelo caixa na hora de pagar. 5) A sacola de supermercado (saca) custa 0,8 centimos. Por isso, muita gente sai do supermercado com o produto na mão ou em sacolas retornáveis que trouxeram de casa. Assim, fica mais fácil ser ecológico para evitar o desmatamentodo bolso. O Bonanza iria ficar rico com isso! 6)Ao levar as compras no carro, lembre-se de devolver o carrinho ao local, e receber de volta sua moeda de um euro ou 50 centimos. O depósito só é para garantir que você devolva o carrinho ao local certo, sem deixar pra lá no estacionamento. Se deixar,  sua má educação lhe custará um euro ou 50 centimos.
Outra coisa interessante: quando estávamos no caixa, um cão São Bernardo (enoooooorme) entrou solenemente no supermercado. Andou para lá e para cá, e ninguém disse nada, algumas funcionárias até cumprimentaram o bicho. Olhou, olhou e ficou zanzando no estacionamento, provavelmente esperando o dono que fazia compras. Pense na moral do cachorrão! Acho que ele em pé era muito maior do que eu!
Já é tarde para tanta conversa.
Té manhã!

Um comentário:

  1. O Bonanza ia era falir minha querida! Com a educação desse povo do meu Brasil, as xingações seriam mato, como dizia mamãe.. Estou adorando as suas aulas de Velho Mundo, isso bem que me servirá um dia...(espero!). Estou feliz por Luiza, porque ela vai ter seu primeiro Natal de verdade, com neve e tudo, se tudo correr bem e este gelo virar neve (ai de ti, cara irmã!). Falar em Lu, eu e Ilda hoje ficamos pensando num presente para o clima "trás dos montes" que ela vai ter aí, e eu desencavei um cachecol rosa e quentinho que Ilda levou para embalar e presentear a nossa representante mais nova em Aveiro. Espero que ela goste, útil eu sei que vai ser. Eu estou aqui à digitar, como diriam os patrícios, com o ventilador ligado (prá te fazer inveja), mas o inverno há de acabar e vc vai ver que o verão aí tbém n é fácil, mas aguarde, tudo a seu tempo, e no fundo vc tbém está curtindo esta nova situação. Estou indo, Beijo. Ciao!

    ResponderExcluir