segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pé de jia!

Tá certo que as temperaturas estão baixas, mas, vai ter o pé frio assim lá em casa!
Completa esse mês, mais precisamente no dia 17.01, dez anos que eu havia visitado um campo de futebol. E não era nem um grande campo: o jogo era Aga X Sport, numa tarde  linda de sol, pleno verão em Garanhuns. E, eu fui, levada pela mão pelo meu (orgulhoso) namorado, com um chapéu do time, me achando a própria veterana de torcida organizada. Tem até uma foto feita por FH que comprova o fato. Felicíssima, vi começar um jogo meio lá, meio cá. Teve hora que a pelada do "poeirão" (um campo que tem atrás do estádio do Sete de Setembro) estava mais interessante. Uma massada! O resultado foi 1X0 para Aga, gol de Lulinha. Detalhe: eu nem vi o gol, porque estava olhando o jogo lá do "poeirão". Foi consagrado o meu pé frio, não dei sorte ao meu time, que na época, só ganhava. Perder logo para Aga? 
Praticamente 10 anos depois, surge uma oportunidade de voltar aos gramados. Como o mundo dá muitas voltas, nessas rodadas acabei ancorando em terras portuguesas. Sempre assisti futebol com mamãe, que me ensinou empedimento, identifico a famosa "linha burra" com eficiência. Sei a diferença entre pênalti e falta, que dois cartões amarelos equivalem a um vermelho. Sei também que não pode dar carrinho, aquela jogada que pega o cara por trás, na traição. Como tenho boa memória, consigo me lembrar dos camaradas  que jogaram nas copas do mundo.  Um conhecimento suficiente para apreciar o jogo mais que a (suposta) beleza dos jogadores. Domingo, acordamos cedinho, Aveiro ainda dormia quando lutávamos com o frio no ponto de táxi para ir a estação dos comboios, distante lá de casa brasileira (cohab II) para o centro (de Garanhuns), mais ou menos, para vocês saberem a distância. Fomos ao Porto. Depois de pegar o metro do lado errado e ir para o lado oposto (felizmente, eu estava ligada no gráfico das estações, descemos na estação seguinte e voltamos), fomos felizes para o Estádio do Dragão, sede do FC Porto.

Chique no último! Eu já estava procurando um time para torcer por aqui, e dispensei de cara o Sporting (verde, o Palmeiras, eca!) e o Benfica (a roupa é igualzinha a do Náutico, quem vai torcer por uma Barbie Luzitana?). Optei pelo Porto, já que tenho que passar pelo Porto mesmo, a cidade é linda. Tony terminou de me convencer dizendo que o time é bicampeão da Europa e campeão mundial. 


Chegamos cedo, ficamos zanzando pelas cercanias, como sempre Luiza deu ataque de querer fazer xixi na hora errada. Achamos um banheiro público a 0,20. Era para entrar Tony (que  também estava apertado) e Luiza de uma vez, assim, pagávamos só um "ingresso". Quando ele saiu, tive que pagar mais 0,20 porque a luz ficou piscando e a porta travou no aberto, não teve que tirasse ela do lugar. Saimos às gargalhadas (eu  e lu) e tivemos que esperar  do lado de fora que o banheiro "tomasse banho" (a lavagem é automática após cada uso, por isso que a porta não fechou enquanto estavamos dentro). O lavatório de mãos era automático: tinha uma figura com as mãos debaixo da torneira, fizemos igual. Cadê a água? Luiza sacudia as mãos e dizia "Cadê a água? Cadê a água?" Enfim, a água chegou, deu para lavarmos as mãos e secá-las naqueles sopradores chatíssimos. O aviso só não dizia que a água era GELADA!


Bom, voltemos ao futebol. Passeamos, fomos a um shopping caríssimo que tem ao lado do estádio, fazendo hora para começar o jogo. Lá pelas 15hs, Luiza começou a se queixar de dor de barriga, e, como o jogo só começaria às 18hs, decidimos voltar para casa, uma hora de trem com a menina se torcendo de dor. 
Só que eu não estava curada do pé de rã... Vocês acreditam que o Porto perdeu a invencibilidade de 36 jogos para o Nacional da Madeira? Foi eu passar na calçada, deixei a urucubaca plantada na casa dos Dragões do Porto. Vou tomar um banho de sal grosso, uma surra de pinhão roxo e um Chá de abres-caminho, que, conforme Glaucio Costa, cura a quizila mais incruada, só não dá jeito em cabeça de burro enterrada em quintal.
Mas, dizem que quem tem azar no jogo, tem sorte no amor, e eu estou saindo até bem na fita!


Té manhã!
  

5 comentários:

  1. è Aninha vc me convenceu de que precisamos contrata-la para mais veze aos jogos da coisa pernambucana, que bom seria né, acho que quando voltares farei a proposta aos amigos de sempre fazermos vaquinha para custear sua estada no Recife e ou região em Pernambuco para assistires aos jogos ao lado do seu amado esposo né. RSRSRS. estamos todos morrendo de saudades de vcs três beijossssssssss

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk! do jeito que vocês são "precisados", vou ficar de grande, luxando como se diz lá no Caetano! Pé de jia contratada!
    Ah, Rita, que bom que vocês estão conosco... Esse cantinho aperta ainda mais os laços de amizade e carinho que temos construído ao longo desses 20 anos!
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Não esqueça, mesmo aí nas plagas lusitans, de torcer pelo Hexa do Sport, assim destronaremos as Barbies do pedestal de Hexa pernambucano. Abraços em Luiza e Tony.

    ResponderExcluir
  4. Cândido! Torcendo pelo Sport sempre! Só fiquei meio desconfiada da temperatura do meu pezinho. Por via das dúvidas, é melhor acompanhar pela net! Hoje mesmo, eu e Tony falávamos em você, aquela história do futebol em que você diz: "Vocês são todos uns bundões!" com os caras... kkkk, muito engraçado!
    Bjooooo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que esta alusão aos "caras bonitos " do futebol teve endereço, mas fique vc sabendo que eu sei de futebol mais que muito marmanjo que eu conheço, aos quais eu mesma já tentei ensinar a famosa lei do impedimento e as criaturas, nada...Nivaldo é um; como a pessoa nasce tão cego para futebol quanto aquela pessoa? Agora , ver um jogo com "caras bonitos" é bem mais agradável, ou n é? N tenho time em Portugal, mas, estou quase entrando na onda e torcendo pelo Porto, e vc n me disse qual é o time de Aveiro, que tem aquele estádio colorido que se vê nas fotos da Net. Falar em Pernambuco, estando eu no Morumbi, no show do McCa e o que vejo? Na arquibancada, uma bandeira de PE e outra do Sport ao lado... Arrepiou... é muito lindo! Pelo Sport TUDO e salve a terra dos altos coqueiros!!!!!!!!! (saudades de ti, bjos para Lu e Tony. Ciao!)

    ResponderExcluir