sábado, 8 de janeiro de 2011

vendo tv.pt

Quando cheguei aqui tinha a perspectiva de  alugar um apartamento mobiliado, com tudo que uma casa mais ou menos deve ter. Mas, que me acompanha já sabe que moro numa água furtada de um prédio de dois andares, logo, estamos encarapitados no teto equivalendo ao terceiro andar. Não tinha muita coisa: cama e colchão, frigorífico (como chamam geladeira), um fogão elétrico muito temperamental, e, só. Agora, o arrumo (como chamam quarto de guardar) está até ficando bonitinho graças a contribuição dos amigos e umas comprinhas que fizemos. Dentre essas, uma TV. A caixinha mágica (como dizem aqui) ou máquina de fazer doido (como eu digo) fazia uma falta danada. Passei uma semana pesquisando para poder comprar, e acabei achando aqui no Jumbo um pequeno 14, que estava lá escondidinha, humilhada pelos enormes Tvs de 40, 50 e 60 polegadas. Por ela, paguei  60 euros. Essa semana sem tv foi um sofrimento, pois, foi antes da chegada de Lulu e Tony. A tv alivia a solidão, já morei sozinha em São José da Coroa Grande/Maragogi e disso, já sabia. A a tv tem a função de acostumar nossos ouvidos ao sotaque lusitano, embora os portugueses fiquem quase ofendidos quando dizemos que eles têm sotaque. Quando liguei a Tv fiquei pasma, porque só pegava um canal. Cutuquei muito, mas, acabei desistindo. Quando Tony chegou, providenciou mais dois canais. Assim, temos três canais RTP, RTP2 e SIC. Neste último é onde passa as novelas da Globo. Atualmente, estamos vendo Tititi (na parte que Ariclenes vira Victor Valentim. Adoro essa novela!), Escrito nas Estrelas (só Luiza assiste, eu acho um saco!) e Passione. Essa última não dá para assistir porque é muito tarde, começa às 23:45, o horário nobre dos portugueses. Aliás, o horário daqui é meio doido, depois falamos sobre isso. A Sic também ajuda a diminuir a saudade do nosso povo, pois as novelas são transmitidas com a sonorização original, sem dublagem. Talvez seja por isso que os portugueses nos entender muito melhor do que nós a eles, de tão habituados que já estão com a nossa expressão.
O telejornal é looongo! quando for o comercial, pode ir cuidar na sua vida, pois são mais de 10 minutos de reclames, principalmente de perfumes de grife. Tem um comercial que Luiza e eu corremos para ver: A vaca que rir. É uma espécie de requeijão, que é anunciado por uma animação. Eu só ouvia o camarada cantar "é a vaca curry: cururei, cururei, cururei..." Volta e meia estamos cantando a peste da música, pois ela gruda no pensamento e não sai. Ô musiquinha insistente! As matérias jornalísticas são enormes, diferente do modelo brasileiro, que apresenta notas. Atualmente, estão em campanha para presidente (Portugal é parlamentarista), já reconheço dois candidatos: Cavaco Silva, atual presidente; e Francisco Alegre, o oposição, que diz todas as vezes que aparece na Tv que o Cavaco é ladrão. Não sei. Penso que no parlamentarismo o presidente é uma figura com poderes reduzidos, quem manda é o Primeiro Ministro, aqui o José Sócrates, vocês viram a cara dele na posse da Dilma. Frequentemente,  tem altos bate-bocas no parlamento, pois, portugueses não levam desaforo para casa: dizem as coisas na "tába da cara", e, têm respostas para tudo. Acho que é daí que vem a habilidade dos Ferreira em ter presença de espírito para  responder a altura qualquer afronta. Eu, como sou meio lerda, só me lembro da possível resposta uma hora depois do desacato! É no telejornal que eu me sinto quase em casa: aumento de impostos, arrocho salarial, sumiço de produtos nos mercados. Aqui está  uma quebradeira geral, estão com o FMI batendo na porta. Eu já vi esse filme! Ainda bem que não tem sequestrador, bomba em caixa eletrônico, traficante e guerrilha urbana. Deus os livre dos arrojados bandidos brasileiros, os "larápios de carrinhas" são, com certeza, um mau menor.

Saudade de hoje: Minha Tv de 36 com 80 canais, quando eu achava que não tinha mais nada para ver! Aqui tem tv por assinatura, mas, eu fiquei pobre na travessia do Atlântico.

Té manhã!

PS: Vou postar a seguir o comercial da "Vaca que rir", achei no youtube.    

6 comentários:

  1. Olá, meu amor!
    Essa vaca que rir é mesmo uma graça, só que a tal música fica realmente na memória o dia inteiro. Só mais um detalhe: o nome do sujeito candidato da oposição é Manuel Alegre e não Francisco, como está aí, mas tem também um tal de Francisco Lopes, daí pode ter saído a confusão.
    Beijos, Tony Neto

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofo a nota de Tony!kkk é, nós n nos damos mto bem com políticos, Tony!
    Eu n saberia viver sem TV, pode me chamar do que for, quando eu chego em casa , vou logo procurando o controle para pô-la para falar. Eu costumo ver e ouvir a RAI, para tentar me acostumar com a pronúncia do italiano, já que estou terminando o curso de 2 anos que faço com o Leo, e já que estou longe da fonte (melhor forma de aprender uma língua) vou tentando pela tv. E sim, funciona, já leio mais ou menos e as palavras que n conheço vou para o "pai".
    Quanto à parte de política vc sabe que n me interesso nem um pouco, razão pela qual as pessoas me chamam frequentemente de "alienada política", mas eu não ligo, n gosto mesmo e ponto. A vaca que ri é o máximo, vou copiá-la no orkut , imagino que Lu deve adorar as risadas do animal, mas cá entre nós (e n nos ouçam os portugas) n tinha um outro nome para o queijinho n? kkkk. Mas a vaquinha é 10!
    Novelas n curto, só vejo quando vamos jantar em algum lugar q tem tv. Na verdade n é minha praia.
    Sei como é começar do zero! Lembro que quando casei meu apto tinha uma grande caixa cheia de panos, uma tv p&b e só, muito menos que vc! Agora tenho mais tralha que meu apto comporta, vc vai ver, no final do curso vc vai ter q distribuir suas aquisições q n vão ser poucas. Bem, vou-me indo, fazer minha tarefa , pois 3f tenho aula e é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa. Bjo grande para vc, Tony e Lu. Ciao!

    ResponderExcluir
  3. PS.: Anninha , como se muda a foto de fundo do Blog? Só tu para me ensinar estas coisas, pq fala de forma que eu entendo, explicação técnica é perdido. BO total! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Tony, amor:
    a vaca é culpa sua também... vc fica tirando onda e acaba ficando com a música na cabeça, igual ao "Gaviscon é realmente eficaz!" kkkkk! Eu misturei os nomes dos cara, depois de associar Francisco Lopes á Chico Lope, "o novo astro lá de Mossoró..." kkkkk! Acho que ele é primo de Adolfo... KKKK. Beijo! te amooooooo!

    ResponderExcluir
  5. Maninha: começar é dificil... principalmente quando o câmbio não é favorável... Se fosse na Argentina eu era rica milhonária! kkkkk! mas, como tudo aqui é temporário, não dá para juntar bagaceira, pois, vou ter que alugar um conteiner de navio para mandar os troços. O jeito é improvisar.
    Para mudar a cara do blog faça:
    1. login normal
    2. clique em desing
    3. desing do modelo
    aparece uma tela preta com uns quadrinhos e um menu.
    clique em:
    1. plano de fundo
    2. clique na setinha que tem do lado do quadrinho do motivo que vc está usando.
    é só selecionar o que vc quer e aplicar ao blog.
    Faz e me diz se deu certo.
    bjo!

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei um ano sem tv, quando tive que morar no Recife em 1994. Daí arrumei um rádio e só ouvia a CBN, notícias toda hora, ouvia até a "Hora do Brasil", pelo menos não ficava no silêncio. Imagino o que não passam os náufragos, sem nada pra ver ou escutar. Quando você voltar vai matar a saudade, ouvindo Djavan e Lenine até não poder mais. Quem perguntou por você dessa vez foi Ivanildo, lá do Forum, disse que é seu maior fã. Beijos.

    ResponderExcluir