quarta-feira, 16 de março de 2011

E o carnaval?

O carnaval passou e, como boas brasileiras, já esperamos o próximo feriado. Aqui será um feriadão, pois coincidirá com o feriado da Revolução dos Cravos, na segunda, dia 25.
Na semana seguinte ao carnaval, encontrei um colega da UFPE que está fazendo Pos Doc aqui em Aveiro. Demos risadas sobre as diferenças, mas, nada ofensivo. É só o estranhamento de quem está aqui pela primeira vez. O carnaval aveirense é um desfile de fantasias (aqui se diz disfarce) a céu aberto. Você está andando na rua e dá de cara com uma bruxa, um monstro ou uma coelhinha, andando na rua. Adultos e crianças se fantasiam e ficam zanzando para lá e para cá, vão fazer compras no supermercado, passeiam no shopping fantasiados. Nenhuma música, nenhuma festa de rua, embora tenha visto anúncios de bailes de carnaval e concurso de disfarces e de "farnel mais original", que eu ainda não consegui descobrir o que é. Para completar a falta de vontade de sair, o carnaval foi de chuva e frio, e ficamos esses dias de folga em casa assistindo televisão. Ainda nos prometemos ir a Ovar, uma cidade aqui pertinho que tem um carnaval com desfiles, mas, naquele frio, foi sem chance.
Pela Tv acompanhamos as reportagens e confirmamos o fascínio pelo carnaval do Rio de Janeiro. As escolas de samba e o carnaval de rua foram manchetes em todos os jornais. Muitas entrevistas com portugueses curtindo  a folia, e muita "nega" de bunda de fora, reforçando ainda mais as dificuldades que temos, enquanto mulheres, sermos levadas à sério nesse lado do mundo. O carnaval de Salvador foi citado duas vezes, nas entrevistas, e o de Pernambuco, ninguém sabe nem que existe. Para os operadores do turismo, há muito o que fazer em termos de divulgação e promoção, pois, o Nordeste tem tudo o que os europeus adoram: sol, praias maravilhosas e muita festa. São contidos aqui, mas, quando chegam nos trópicos soltam a franga, às vezes até demais.
O que nos chamou atenção aqui foi a existência da escolas de samba, do que conclui-se que há brasileiros demais em terras lusitanas. Em Coimbra, sob os 5 graus, tinha mulherzinha dançando de biquíni e com aquelas(terríveis) pinturas corporais! é uma coragem! Em uma outra cidade, quem fez sucesso foi aquele ator da Globo, André Gonçalves, pois aqui está passando "escrito nas estrelas", pela SIC. Fico triste com essas "cópias", pois ficam parecendo micos de circo, definitivamente, não combina!
Mas, há carnavais muito interessantes por cá. Lembrem-se que o  entrudo foi trazido ao Brasil pelos portugueses no período colonial. O Entrudo de Lazarim (região Douro Sul) é um carnaval tradicional que resiste à mídia e sobrevive com sua originalidade.
.



Essas máscaras são de madeira. A multidão se acotovela nas vielas apertadas da cidade histórica. As comadres e os compadres se marcaram e duelam com tiradas picantes numa divertida guerra entre os sexos.
  


Já em Podence (região de Trás Montes) acontece o Entrudo do Chocalheiro. Os caretos chocalham as mulheres, em um divertido assédio. Aquelas chocalhadas terão sorte para arranjar um bom casamento. Os chocalhos lembra os caboclos de lança do maracatu pernambucano. Mas a semelhança termina aí!



Na Guarda, acontece o julgamento e o Enterro do Galo. Qualquer semelhança não é mera coincidência, pois a história mais famosa daqui é a do Galo de Barcelos. Sob 4°C a cidade lota de estudantes e turistas para participar do Enterro do galo, cuja fundamentação é a sátira política. O galináceo é julgado na Praça Velha e,  como culpado de todos os males que afligem a sociedade (intrigas e insucessos) é condenado e queimado. É um bonito e concorrido espetáculo teatral. 



Aqui,as bandinhas tradicionais animam a multidão até a hora do julgamento. Abaixo,o galo em chamas. É uma coisa bem tradicional, quase pagã. 
É um bom carnaval, cheio de tradições. Neste ano, no dia 8, em comemoração ao dia itnernacional da mulher, as homenageadas foram as rebuçadeiras, doceiras que vendem balas típicas feitas de água, açúcar e limão, tradicionais da região da Régua. Muito interessante.
Para nós, que atravessamos o oceano, o carnaval tradicional é infinitamente mais interessante do que as cópias (mal feitas) das festas alheias. Antropofagia não é para todo mundo, e os portugueses ficam melhor na foto quando são quem são e se orgulham disso. 
Ano que vem, se estivermos por aqui, iremos conhecer essas riquezas in loco.
Saudade de hoje: do Galo da Madrugada, que nunca fui, mas, quando voltar irei, com certeza!
Fiquem com Deus!

8 comentários:

  1. Oi Aninha, bom dia
    Que linda crônica sobre o carnaval portugues, aprendi coisas com vc , que nem siquer imaginava, carnavais tão diferentes... o que mais me chocou como boa pernambucana que sou, foi saber que o nosso tão rico carnaval culural, democrático e poético, não tem nenhuma divulgação nesse belo país, culpa dos nossos governantes que não divulgam , não é mesmo? a menopusa me tira o sono, nem o sol saiu e cá estou eu , nessa máquina maravilhosa que nos permite diminuir a distancia, e matar um pouco a saudade.Estou curiosa para saber o que é o farnel, ( não seria um lanche, tipo pic nic ? a Lu está linda, vc tambem. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amor! Bonito esse carnaval, cheio de máscaras, bem colorido, tem até um galo, pena que o coitado morre queimado. Achei muito bonitos esses rapazes da banda, são de encher os olhos. Luiza está linda, e vestida de espanhola, então... Só faltaram as castanholas!. Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
  4. Me pareceu meio medieval o cenario, Mas tudo muito interessante, com certeza. Tá explicado porque esses gringos se sentem no paraíso aqui no Brasil. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É realmente uma coisa bem antiga... Por isso, que enche os olhos dos entrangeiros. Andei perguntando aos colegas sobre o farnel, Neide, e você tem razão: é um lanche tradicional, composto por pães e diversos tipos de carnes e enchidos. O carnaval daqui tem esse lado gastronômico, acho que nas mesmas medidas (excessivas) da bebida alcoolica no nosso carnaval. Luiza agora está curiosa a respeito da Páscoa... Só vive a me perguntar se existe coelho e ovos de chocolate. Golpista!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Adoro o carnaval, devia ter um trama dele, mas não tenho!
    Queria que vcs viessem passar um carnaval aqui conosco em Recife. É muito animado!
    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Os golpistas aqui de casa já se acomodaram... mas quem não gosta de ganhar um ovão bem grande e colorido! Delicia!

    ResponderExcluir
  8. Iremos, Vilma, com certeza!
    E o ovão é bom porque sempre os adultos de aproveitam!!!

    ResponderExcluir