terça-feira, 1 de março de 2011

Flores no caminho

Ainda é inverno, e, nem adianta guardar os casacões e sombrinhas, pois aqui tem um ditado que diz assim: "abril, águas mil." Ou seja, muita água ainda vai rolar. Mas, andamos por estas ruas pensando como será quando as árvores estiverem "vestidas". Aveiro é uma cidade ricamente arborizada e muito florida, o que tornam os caminhos lindos! Fizemos umas fotos pelo caminho nosso de cada dia, de casa para escola.


Quando cheguei aqui há três meses, as manhãs eram assim: cara fechada e as árvores nuas espetando o céu cinzento, no melhor estilo europeu. 


Hoje o tempo está mais amistoso. Essa é a Árvore Branca do Parque Infante D. Pedro, que fica ao lado da Escola da Glória, onde Luiza estuda. 

Essas árvores rosa são lindas, e as flores tem um perfume bem discreto. No dia em que choveu granizo, a rua ficou atapetada de pétalas e pequenas bolinhas de gelo. Lindo e com um cheiro muito bom, misturando o perfume da flores com o cheiro de melancia do granizo.  




Ao lado, o arbusto das florinhas azuis. Fica lindo no final da tarde. Dá para ver as pequenas flores?
Pena que internet (ainda) não tem cheiro, pois elas são bem perfumadas. 










Aquela mesma árvore rosa, sendo numa rua do outro lado, como quem vai para cinco bicas. Esse lugar é a cara do Recife, naqueles emaranhados da rua de Santa Rita. Quase não resisto a tentação de segurar a bolsa!




 Essas flores azuis são lindas... É o jardim da casa do"amigo cachorro", que Luiza pôs o nome de Pepe, um cachorro já idoso, super gente boa. São orquídeas?




Nunca havia visto margaridas com o miolo azul escuro. Essas pequeninas são muito lindas, ficam lá próximo aos casarões abandonados do Estado. Tem uma pichação assim: "Tanta gente sem casa e tanta casa desabitada!" Os casarões antigos são problemas, pois o imposto é altíssimo, e a lei do aluguel local é meio doida. Depois, falaremos nisso. 



As camélias são um show a parte! desde que as vi pela primeira vez, fiquei encantada. São arbustos altos, lembra um pé de pitanga, coalhados de flores maravilhosas. Vermelhas, brancas,rosa, mescladas, quase laranja. São maravilhosas! 










Vê que coisa linda!  São as minhas preferidas. Não é à toa que é o símbolo da Maison Chanel.




 



Os jardins das casas (enormes!) são muito bem cuidados. Essa plantinha (acima) está cada dia mais linda!





Já este jardim abaixo, foi fotografado por Tony em uma manhã de neblina, é passagem obrigatória para irmos à escola. Está cada dia mais bonito!


 








Essas árvores ficam em frente ao Hospital. Do outro lado da pista duplicada é a Universidade. O interessante é que nessa época do ano, esta árvore (que eu não sei o nome), não tem folhas, mas sim umas bolinhas amarelas.  

A mais linda flor do meu jardim!!!!!


Saudade de hoje: do jardim da nossa casa, lutei muito com o chão batido de barro, e com muita insistência,  conseguimos fazer brotar flores. Hoje, de longe, contamos com o auxílio de Ilma, Izabel e Pablo, e, o cuidado de Tony, para fazê-las esperar por nós!

Fiquem com Deus! 

6 comentários:

  1. Então você é a dama das camélias? Elas são lindas mesmo. Acho que aquela flor que parece com uma orquídea é um hibisco, se não estiver enganada. São muito lindas, essas suas flores européias, quem me dera conseguir que as minhas ficassem dez por cento da beleza delas. Mas essa sua flor tropical, da espécie Luiza é, de longe, a mais bonita entre todas elas. Tenho muitas saudades de vocês, todo dia Antonio pergunta pelo avião que vai trazê-las de volta.Muitos beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante estes jardins europeus, e como as pessoas reverenciam as flores e plantas aí. Vc pode ver coisas artísticas em meros canteirinhos de casas em aldeias italianas, gregas ou francesas, dá gosto de ver e para quem, como Ilma,ou mamãe, era, adeptas de plantar, cultivar e cuidar delas (flores), deve ser maravilhoso... eu fico só na de apreciar já que n sou uma boa cultivadora de nada, muito menos coisas tão delicadas.
    Semana passada encontrei Tony no Café, onde à tarde dou uma parada para ler algo do meu livro, quando chego cedo na cidade. Conversamos pouco, ele estava ocupado com um amigo, daí ele me chamou para irmos em maio até aí.. Meus planos descem mais no mapa e se Deus permitir este ano sai esta viagem. Saudades de vcs duas, beijo em Luli. Ciao!

    ResponderExcluir
  3. Eu, sendo você, chegaria todo dia atrasada na escola só olhando esses jardins! Belíssimos! Abençôadas as mãos que zelam por eles! Imagino Ilma aí querendo afanar (!) algumas mudas...

    ResponderExcluir
  4. hehehe, só fico vendo essa cena toda hora, Ilza! Ilma que carrega até flor de cemitério, aqui, ela iria plantar uma reserva... se não fosse presa pulando os muros para alcançar as plantas!
    Adoro flores assim: bem vivas em seus vasinhos ou canteiros. Os ramalhetes são lindos, mas a vida deles é muito curta. Cuidar de jardim ensina muito sobre a vida e as pessoas, junto com eles cultivamos paciência e esperança.
    beijos, lindas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que eu vejo uma camélia de verdade!
    São jardins lindos, gostaria que as praças daqui fossem assim, mas eles só querem colocar grama e coisas verdes para não ter tanto trabalho. Mas é tão bonito ver as pétalas brilhando de manhã quando a gente vai fazer caminhada! mesmo que sejam daquelas florzinhas brancas ou amarelas que aperecem nos esgotos dos bairros afastados!
    E essa fulôzinha da maravilha aí? linda, linda, Luíza!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu também nunca havia visto uma camélia e me impressionou saber que elas ficam arbustos grandes, maiores do que eu!!!! E as flores são muito lindas e resistem ao frio do inverno. Garanhuns bem que poderia investir em umas flores mais resistentes para enfeitar os nossos caminhos,né, Ilda?
    beijos!

    ResponderExcluir