segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coisas de mulher

Há muito tempo ouço essa expressão, e, confesso que continuo na dúvida. Ainda existem coisas só de mulher, isso é óbvio. Parir, é só de mulher. Ser mãe, já isso é outra história. Nesse mundo tão misturado acaba aparecendo uma nova categoria, a de pãe (pai com função de mãe). São aqueles raros casos em que o genitor cuida tão bem da cria que acaba sendo promovido a um quase mãe, quando na realidade deveria ser considerado um Pai, com P maiúsculo! São raros, mas, existem. 

Algumas coisas (ainda) são domínios femininos: salto alto.  A habilidade de trafegar em ruas cobertas por paralelepípedos seculares sobre vertiginosos palitos é um feito que deveria ser registrado em atas. Para mim, impossível. Um ditado popular (machista!!!) brasileiro diz: "lugar de mulher é na cozinha". Só se for na cozinha saturada do cotidiano, pois os melhores e mais reconhecidos Chefs do mundo, são homens. E, não precisa ser um grande chef para fazer um macarrão divino, como o de Petronildo. E olha a receita: simples, rápida e deliciosa.

De: npk
Assunto: macarrão
Data: Quarta-feira, 13 de Abril de 2011, 9:05

Aninha, lá vai:
1. cozinha o macarrão (parafuso ou tipo penne) em água sal e oleo (um pouco para o macarrão não pegar)
2. Numa panela acrescenta azeite, uma tomate (pequena), uma cebola (pequena) um pedaço de pimentão vermelho, uma lata de atum e refoga em fogo brando.
3. Acrecenta o macarrão e mexe bastante.
4. acrecenta milho e ervilha (a gosto)
5. acrescenta 200g de queijo prato cortado
6. acrecente 200 g de fiambre cortado
7. por fim catchup , maionese, azeitona verde sem caroço, mistura e tá pronto, tudo no fogo brando.
é bom deixar as porções já pronta para serem acrescentadas na panela.
é isso valeu, bjs e abraços, Nido

Simples e gostosa. Essa história de "acrescentadas na panela" foi motivo de risadas, pois ele pegou um prato e colocou uma porção que eu pensei que iria para ser servido na mesa... era o prato dele! heheheh! No outro e-mail, ele fez questão de dizer que a receita é de Vilma, a esposa! No auge da saudade, ele skypeou a receita e nos presenteou quando o visitamos no final do mês passado.

Outro dia, estava tentando colocar Luiza na cama, e após fazer as orações com ela, voltei ao meu posto de estudo. Da cama, com a voz pesada de sono, ela me pergunta: "Ô mãe, como é que tu consegues ler esse livrão (era uma tese), anotar no bloquinho, ouvir música, procurar coisa na internet e responder o que eu pergunto, tudo ao mesmo tempo?" Depois de muita risada, fiquei a refletir sobre a pergunta oportuna de uma criança de 7 anos.   

Isso ainda é coisa de mulher. Continuamos com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que, definitivamente, não é bom. A comida só fica boa na panela quando temos a  atenção necessária para não desandar o tempero. Talvez, nos acostumamos com essa condição de "faz-tudo-ao-mesmo-tempo" para dar conta das múltiplas tarefas que alguém nos disse que devemos assumir, atendendo ao mito da perfeição. Às vezes é necessário abrir a boca e dizer a palavra NÃO para ser honesta consigo mesma. E, esse não tem o precioso valor de um sim à sanidade mental.

Té manhã, fiquem com Deus!










      



5 comentários:

  1. Quanto ao salto alto eu passo, gosto de tênis e rasteira, no máximo encaro uma plataforma. Cozinhar tem sido meu ponto forte , por motivos óbvios. Sim eu gosto de trabalhar com homens que cozinham, e não, eu não entendi o caso da porção extra de Nido. Quanto aos machistas não me ofende ficar na cozinha, pois todas tem uma porta para o mundo que quem sabe abri-la está no paraíso, e eles não sabem o que perdem evitando estar lá. A propósito, tem no meu blog um post falando exatamente disso, de como é bom num sábado "entocar-se" e ficar dando vida aos pratos com novas experiências e sabores. Sim, ainda existe coisa de mulher e a multiplicidade de tarefas ao mesmo tempo é uma delas, nem os gays conseguem esta nossa proeza. É clássico ver um homem todo enrolado querendo pelo menos imitar-nos nisso. definitivamente o cérebro deles não tem esta destreza. Mas adorei a receita d e macarrão, tenho uma que aprendi recentemente no trabalho com uma das minhas cozinheiras, estou aprimorando a receita dando uns toques mediterrâneos e depois passo para todos. Beijo às duas. Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Leio teu post enquanto Pablo me pergunta pelas meias limpas olhando e remexendo o guarda roupas... sem tirar os olhos do monitor digo que estão em cima, do lado direito. Ele diz que não e vai ficando nervoso jogando a roupa pra lá e pra cá. Aí eu me levanto, vou até lá e afasto uma camiseta (que ele mesmo jogou) de cima da pilha de meias... ele me olha com um sorriso amarelo e diz: "As mulheres vão dominar o mundo!"... rsrsrs! Homens são mesmo sem noção para fazer as coisas que podem ser feitas por outra pessoa, isso sim. As coisas que lhes dão prazer são muito bem realizadas por eles mesmos! Por que cozinham tão bem? por que jogam futebol e dominam tão bem a bola ( coisa impossivel para quase todas nós)? Não é dificil perceber que a culpa disso tudo é das nossas ancestrais que fizeram questão de fazer tudo para o tal "bicho homem"...

    ResponderExcluir
  3. Acho que estou me tornando uma expert em multitarefas! /Percebo que essa estratégia de fazer mil coisas ao mesmo tempo só dá certo quando sao coisas fáceis de fazer! ve tv, ouvir musica, ler um artigo ou fazer comida. Já se precisarmos discutir um artigo que será publicado numa boa revista temos que ter dedicação exclusiva, senão não fica bom! Desde o mes de março qdo estou tentando escrever minha tese com horario fixo, percebí que o meu rendimento é maior. Já consegui fazer quase toda a minha revisão bibliografica e mandei publicar dois artigos. No corre corre dos meus dias, eu não conseguiria fazer nem a metade. Tenho que ter a cabeça livre,sem qualquer impedimento para produzir mais e melhor.
    Quanto a receita do macarrão, aprendí assistindo a um BBB na tv. Já fiz esse receita mudando o atum por camarão ou por frado defumado desfiado. Tb fica otimo!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Tá vendo que até de um BBB é possível sair alguma coisa boa?! A receita é ótima, e "seu" Petronildo se saiu muito bem, quando teve a necessidade de se virar sozinho. Como ele mesmo disse, citando a senhora sua mãe: "a dor é quem ajuda a parir". Isso comprova na prática a teoria de D. Amorah quando ela diz que não fazem bem o que pode ser feito por outra pessoa para preservar-lhe a comodidade.
    Portanto, mães, atenção: se tens filhos homens, eduquem para que a criatura seja autônoma na idade adulta. Se tens filhas, como eu, eduquem para que cuidem da própria vida e sejam parceiras de seus homens, e nunca, empregadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir