terça-feira, 12 de abril de 2011

Férias de páscoa e seus passeios obrigatórios

Uma semana antes da semana santa Luiza sai pulando da escola, aos gritinhos de entusiasmo que estava começando as férias de páscoa. Fiquei passada! Francislê já havia me mostrado, com o pesar de todo professor responsavel que deseja fechar honestamente a carga horária, que enfrentariamos uma semana de feriado, a partir do dia 18, retornando somente no dia 26, após o feriado da Revolução dos Cravos. Isso, para os meninos grandes da UA. Os miúdos da educação básica entraram de "férias" no dia 10 e só voltam no 26. Ou seja, estou com uma miúda cheia de energia destruíndo a casa inteira, e tenho me esforçado para não ficar louca com a bagunça que ela faz, principalmente, por morarmos em uma "toca.pt" tão pequenina. Além disso, é necessário inventar programas interessantes (e baratos, se faz favor) para não ficar  brigando com a cria o tempo inteiro. Agora, enquanto escrevo, ela está pintando um livro da moraguinho e estamos conectadas num site de cantigas de roda. Ossos do ofício.  
Sábado, após sairmos da Igreja, fomos ao teatro aveirense ver A Bela e o Monstro, espetáculo lindo com ótimas soluções cênicas, além do elenco enorme formado por cantores líricos. A caracterização dos personagens era muito bem feita, com excessão da fera, que era meio chinfrim. 
Domingo, olhando pela janela, vi um povo andando num gramado que tem após a construção de frente ao prédio... Vamos lá! calçamos nossos chinelos e fomos em busca da passagem secreta entre o Conservatório e o barzinho muito movimentado que vemos de casa. depois de trilhar por uma ruazinha estreita e aparentemente sem saída, ganhamos um caminho de terra sombreado com muitas árvores, descendo a ladeirinha, olha aí o que achamos!

Baixa de Santo Antonio - Aveiro

Um parque lindo e maravilhoso!!! Aveiro tem dessas surpresas para os moradores novatos. À volta desse parque tem vários prédios residenciais, e as pessoas tomam sol deitadas em toalhinhas como se estivessem na praia. Passeiam de bicicletas e a pé. Indo em frente, encontramos mais uma pracinha com parquinho, onde Luiza deu uns bons pulos do playground, junto com uma menina que parecia fazer Le parcu. Afonso, o irmaozinho dela, lindinho em seu casaco grosso e chapéu vermelho,que faziam brilhar ainda mais os olhões verdes-azuis, enquanto ele me mostrva que embaixo do escorrego tinha "bichos". Que criança linda! Já o pai deles não deu uma palavra comigo (nem eu com ele, já estou  acostumada com portugueses ariscos) e desde que chegamos chamava os meninos para ir embora. Nesse local, Largo Comendandor Queiroz fica a sede da Banda Amizade, de 1834. No outro lado da rua tem essas casinhas simpáticas:

  Depois de muito correr, seguimos para ver o que tinha após a ponte na área da marinha, e quando cruzamos a bendita, estávamos na ria!  Um agito, tanta gente circulando, que parecia que ia ter uma festa! Fiquei pensando que a cidade estava bombada de turistas, mas, por que? Só por causa do sol? Quando iamos subindo a rua,  demos de cara com a procissão da abertura da semana santa, uma coisa linda! Estou juntando informações para fazer um post só sobre isso, mas, de antemão preciso dizer-lhes que estou IMPRESSIONADA com as bandas que seguem a procissão. É simplesmente a perfeição em som, em ritmo, na cadência dos passos dos músicos, e o ar fúnebre que atravessa o rito, que  para mim, é um espetáculo. Até sonhei com a banda!
Hoje, seguindo as férias de páscoa, vou levá-la para ver a exposição de bonsai na antiga capitania dos portos, e, para correr no parque, pois, a noite ela precisa estar bem cansadinha para ir dormir bonitinho, para a mamãe-estudante poder ler um camião de teses e artigos que o "seu" Doutor Orientador mandou. 

Saudade de hoje: uma cuscuzeira, a inveção do século! Apesar de haver encontrado massa de milho no mercado, o cuscuz de pano/prato não está ficando um ouro 18, acaba indo todo para o lixo. 

Té manhã! Fiquem com Deus!     

 
    

5 comentários:

  1. É, férias com as quais a gente não contava às vezes dá um transtorno mas ainda bem que vocês estão num lugar bonito que tem muitas coisas para ver e fazer. é arrumar coisa para a princesa fazer para não ficar criando idéia impossível. Ossos do ofício. Aproveita e vai com ela ao circuito da Semana Santa, deve ter muita coisa nova para ser vista, que a gente não conheça por aqui, depois bate para nós.

    ResponderExcluir
  2. Olhe,Ilda, e o pior é que quem está de férias é ela! Eu só sumi da UA para dar conta dessa folga inesperada! Estamos "meio presas" em Aveiro por conta da despesa da mudança, mas, acabamos arranjando o que olhar por aqui mesmo. Estamos pesquisando sobre a Semana Santa. Vai sair alguma coisa!
    beijos e saudadesss!

    ResponderExcluir
  3. Lindo, esse parque, vocês vão ficar como o povo do Central Park, lagartixando! Por aqui vai tudo bem, muito calor e muita saudade de vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Agora ja sei de onde herdamos o gosto pela vagabundagem.... e achávamos que era dos índios... pois sim!
    O lugar é mesmo lindo e vc ainda vai achar coisas mais belas com o passar do tempo. É bom atentar para as datas de construção, é um espetáculo à parte. O que a gente acha velho (de 1800) para eles é juvenil. Não acredito que aí n tem cuscuzeira para vender! Será que vc poderia levar daqui? Se puder , parece que vai ser a solução...kkkk Aguardo seu post da Semana Santa, deve ser interessante. Grande beijo a vcs. Ciao!

    ResponderExcluir
  5. Deve ter cuscuzeira no Marrocos, é logo ali na esquina!

    ResponderExcluir