quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mudancinhas...

À pouco cheguei e já mudei de casa. Até que gostava da água furtada lá na rua Direita, mas de uns dias para cá, começaram a surgir alguns (d)efeitos especiais que me empurraram a uma decisão aparentemente intempestiva. Quem me conhece um pouco sabe que eu sou dada a esses rompantes, e dou logo o resolve em problemas que eu posso resolver, embora, quase sempre acabe arrastando mais alguém nas minhas maluquicees. E assim foi a mudança.
Obviamente já haviam alguns incômodos sucessivos. Luiza, de uma hora para outra começou a ter dor nas pernas, na cabeça, nas costas... Ou é doença grave ou é preguiça braba. No caso, felizmente, foi a segunda opção. Levando em conta que a menina tem apenas 7 anos e não teve férias, pois concluiu o ano letivo no Brasil em Dezembro e engatou no ano letivo português em curso em janeiro, e , conhecendo o "meu gado" como conheço, entendi que todas aquelas dores era cansaço da caminhada de 30 minutos para chegar a escola. Ainda pensei em aguentar até julho e mudá-la de escola, mas, ficava mais fácil mudar de casa. Segunda-feira, dia 28, na saída da escola levamos uma chuva daquelas de ensopar até a alma. Ainda paguei 3,70 de táxi para chegar em casa. Me revoltei. À noite em nossas orações, pedimos uma iluminação para arranjar outro lugar. No outro dia de manhã, falei: "Lulu, acho que vamos mudar de casa." Subitamente interessada, ela me pergunta: "Quando, mãe?" Respondi que lá para setembro, se tudo desse certo. E esquecemos o assunto. Após o almoço, deixei-a na escola e já pegava meu caminho habitual para Universidade. Algo me chamou atenção a uma ruazinha estreitinha que fica atrás  da polícia civil. Pensei: "ainda são 13h20m, eu nunca entrei naquela rua... Vou por ali, não custa nada". Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com um prédio pequeno e simpático e um cartaz mas simpático ainda dizendo: "ARRENDA-SE T0" e o telefone para contato. T0 é um apartemento tipo quitinete do Brasil, com o quarto integrado na sala, cozinha pequena e banheiro.  Liguei na hora! O proprietário se dispôs a mostrar o apartamento em 15 minutos. Pontual, como todos os portugueses, o sujeito chegou ainda cheirando a almoço. Olhei rapidamente a casa e no outro dia marcamos para assinar o contrato e pagar os dois alguéis adiantados, como de  costume.   
Após a saga de ligar a energia, gás e a água, contratamos uma  "carrinha à hora" de um sujeito que localizei  pelo Google, depois de passar um pitu em Francislê, que queria fazer a mudança, mesmo tendo uma casa de 3 pavimentos para arrumar com Dayse. No sábado à tarde embarcamos com nossos poucos teréns no pequeno caminhão e cá estamos. 
Parece fácil, mas tem seus entraves. Aqui, quando o inquilino sai da casa, a energia, o gás e a água são cortados. O novo inquilino vai na agência para fazer um novo contrato, anda-se um bocadinho. Se houver débitos, a carta vai para o endereço, mas no nome do proprietário, e ele que se vire para pagar. Quando a EDP (companhia de energia) veio ligar a luz, eles disseram que eu não estava e eu lá plantada, esperando. Como era na sexta-feira, somente uma equipa viria na segunda. Resultado: ficamos sem energia durante o sábado e o domingo. Não adiantou apelar no callcenter, dizendo que era uma pobrezinha com uma filhinha no escuro. Aqui, não tem jeitinho. Além do final de semana à luz de velas, perdi um saco de brócolis e um de ervilha e cenoura. Prejuízo pouco é lucro! A  inspeção de gás foi feita hoje, mas esse felizmente, estava em funcionamento.Como o serviço é terceirizado paga-se na hora em cheque ou numerário. 45 euros por 7 minutos de vistoria. 
Assim, estamos quase instaladas pois ainda falta a internet. Agora estou na Biblioteca da UA "morcegando" a rede. Já percebemos grandes melhorias: Ganhamos mais uma hora de sono pela manhã, chegamos na escola em 3 minutos. Luiza vai sozinha, atravesso-a no semáforo e o resto do caminho (uns 100 metros) ela vai só, se achando a criatura mais independente do mundo! No primeiro dia,  ela voltou se gabando que os coleguinhas ficaram impressionados porque ela "veio só à escola". Essa foto, fiz da nossa janela da cozinha às 20h 10min. Uma coisa que adoro nesse "apertamento": as janelas! Já postei no Facebook, mas vai aqui novamente. Ela me mostra onde o sol se põe, agora sei de que lado está o meu povo!



Té manhã, fiquem com Deus!     

7 comentários:

  1. Pensei que tinha abandonado a gente... kkk
    adorei a sua filha, se achando criatura mais independente do mundo, conheço um carinha assim é o filho da Alcione (Yuki) o menino tem 11 anos mais ja se acha kkk...
    abraços!!!
    te mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vocês já se mudaram!
    E tu deixas a princesa ir à escola sozinha? mas ela vai sozinha mesmo ou tu só atravessa a pequena na rua e ficas olhando-a entrar? Ela é bem independente mesmo!
    Boa sorte na T0! belo por do sol!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. " ... as janelas...Ela mostra onde o sol se pôe, agora eu sei de que lado está o meu povo!"
    Ando tão sentimental que essa frase me fez chorar... saudade!

    ResponderExcluir
  4. Não esqueci não, Danilo!!! Estou sem internet em casa, decorrente da mudança. Espero que hoje isso se resolva. Além do que estou desenvolvendo o projeto de investigação do doutoramento... pense num negocinho complicado! Toma um tempo danado e tritura os neuurônios.
    Até aqui,estamos desenrolando a mudança. Luiza está felicíssima com a "indepedência". Do jeito que vai, acho que será dificil mante-la morando comigo até os 16 anos! É pertinho eeu fico do outro lado da calçada olhando ela até ver os pezinhos cruzarem o portão em segurança. Neura de mãe!
    Saudades imensas de vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. que bom, eu estou escrevendo o meu projeto de monografia quanto mais eu leio menos tenho o que escrever kkk sei como é!!! boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando você era da idade de Luiza também tinha terríveis dores nas pernas, lembra? As pessoas mais velhas dizem que é a dor do crescimento, os ossos se esticando. Fico feliz por vocês estarem bem. Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  7. É mesmo, Ilma, tens razão... Com aquelas dores, era para eu ter pelo menos 1.80 de altura! Coitada de Lulu. Pelo menos, agora ela não reclama mais! Beijos e saudades.

    ResponderExcluir