quinta-feira, 28 de abril de 2011

Semana santa e páscoa

Sei que você já andam cheios de me ouvir falar das famigeradas férias de páscoa. Mas, como já passou e hoje voltamos ao batente, percebo que não foi ruim. Foi até bom, pois aproveitamos alguns dias ensolarados, passeamos, comemos e acordamos tarde. Em alguns aspectos Aveiro é tal qual Garanhuns: em um feriado prolongado o povo daqui desaparece literalmente. Como retornei hoje ao LCD após uma semana de reengenharia e duas de retiro forçado, fiquei ouvindo as conversas de viagens de feriado dos colegas. Alguns foram à praia, outros falavam com pouco carinho do trânsito do retorno. As mulheres reclamavam que engordaram meio quilinho com a comilança de páscoa. Longilíneas, elas podem e o meio quilinho nem aparece. Já quem é baixote como eu, precisa tomar cuidado, pois qualquer meio quilinho equivale a uma tonelada. E as comidas desta época são tão boas... Aqui, mais que peixe come-se borregos (ovelhas) e coelhos. Luiza quase chora quando viu no supermercado um pack com os restos mortais de um coelho, pronto para ir à panela. Sannya, colega maranhense do LCD disse-me que há uma praga de coelhos selvagens. Há tantos que a caça foi autorizada pois eles acabam com as lavouras. essa época émesmo adequada, pois os dias são longos e quentes e os danados procriam muito rapidamente, aproveitando bem a primavera.  
Páscoa em Portugual é época de amêndoas. De todosos tipos, formatos, sabores e preços, é impossívelnão comprar nem que seja um pacotezinho. Essa foto aí é da seção de páscoa do Jumbo

É muito doce! No sábado,antes da páscoa, estava vendendo um e  ganhando um da marca igual. As amêndoas mais gostosas e crocantes são as cobertas com chocolate branco. As amêndoas de confeito duro (aqui se chama rebuçado) não sao boas, pois parece um quebra-queixo, duras demais! Mas, são lindas seções,com muito colorido e um perfume maravilhoso de chocolate. Supreendentemente,Luiza trocou o ovo a que tinha direito por um livro sobre cachorros. Esse ano o Coelho da páscoa se aposentou lá em casa. Ele só trabalha até a criança fazer 7 anos,depois disso é papai e mamae que compram o ovo,dentro do orçamento familiar. Assim, fica mais fácil negociar e não precisamos fazer dívidas no cartão de crédito para manter a fama de quem não existe. Pois bem, ela renunciou ao ovo, optou pelo livro sobre cachorros. Eu achhei bom, pois, além de mais barato e menos calórico, o livro é bem bonitinho. 

Como Portugal é um país predominantemente católico, acompanhamos alguns eventos da Semana Santa. O melhor deles foi a procissão do N.S. dos Passos.

 Um lindo cortejo, diferente das procissões do Brasil, que as pessoas vão com qualquer roupa e de qualquer jeito e até paqueram em pleno ritual. Luiza achou que era um desfile, aquelas pessoas de preto e roxo, as cores do luto. E como são sérias e compenetradas! Nenhuma conversinha, a assistência muda, parecia uma combinação para ninguém falar nada! Os passos ordeiros eram marcados cadencialmente com essas varas brancas. Entre o andor de N.S.dos Passos e o de N. S. das Dores, vinham duas bandas maravilhosas, tocando temas fúnebres, a primeira de ternos cinzas, e a segunda de ternos pretos. O passo marcado pela música assemelhava-se a uma marcha em linha reta. No ar, uma  sentimento solene de respeito a trasitoriedade da vida, mas sem pesar, emoldurados pelas ruas históricas de Aveiro. Um ritual belíssimo. A missa de Ramos também causou efeito. Muitos jovens, principamente homens, agitando galhos de árvores, participando ativamente do serviço religioso. Coisas antigas, perpetuadas.

Té manhã, fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. Aqui os cortejos não são assim cheios de contrição, as pessoas parece que não sabem o valor das cerimônias, nem se vestem com primor, nem ficam sérias, não todas, mas grande parte. A via sacra daqui saiu da Igreja de Santa Terezinha e terminou no alto do Magano, isso às 5:00 hs. da manhã! E o coelho da páscoa também não passou em casa, já que Antonio não gosta de chocolate, e os grandes podem passar sem isso. Beijos e saudades.

    ResponderExcluir