sábado, 20 de abril de 2013

HPPC: Tenho certeza que você também adora, minha senhora!

Você sabe o que é HPPC? Eu não sabia até julho passado, quando estive fazendo umas entrevistas com os meus colegas de trabalho, uma das estratégias que optamos para a recolha de dados para a tese. Falando sobre as prática de ensino, a amiga e professora Thayze Pinto, esclarece: "Prefiro exemplificar os conceitos com a área HPPC". Não vacilei e perguntei imediatamente: "O que é HPPC?" Com um lindo sorriso e uma paciência imensa que lhe é característica, a jovem professora explicou-me: "Higiene pessoal, perfumaria e cosmética." O Brasil é o terceiro mercado mundial de consumo desses produtos.  A colega ainda arrematou com a sua percepção de profissional de educação e de mercado: "Não há quem não compre ao menos um sabonete. Por isso, é uma área que, independente da classe social, dos padrões de consumo, todos se encontram e todos tem alguma informação ou experiência como contributo para construção do conhecimento especializado. Concordei inteiramente com a sua percepção didático-pedagógica, e ainda aprendi mais algumas. Em média, a brasileira gasta (seria melhor "investe") 150 Reis por mês em produtos desta natureza. É o país líder no consumo de perfumes e desodorizantes. Nhaca e suvaqueira no Brasil, não têm vez. A classe C tem contribuído com grande ênfase para o crescimento desse mercado em ascendência onde militam há décadas as gigantes internacionais Natura e O Boticário. Faz jus ao ditado popular "é de pobre, mas é limpinho".
 
Por isso, tenho certeza que você também gosta desses produtinhos, seja para o básico, para dar uma força aos atributos naturais, para driblar as fraquezas e sempre pequenas imperfeições ou para aparentemente conter as marcas indeléveis da marcha galopante do tempo. Longe dos estereótipos de perua afetada ou de metrossexual (quando uso esse termo, só me lembro de Paulo Falcão, que declarava às gargalhadas: "Estou nessa idade e não sabia que boilice se media no metro!"), toda a gente usa algum produto. Cada vez mais homens fazem parte desse mercado consumidor. E olhe que a necessarie de Zé Carlos deixa muita aspirante a perua em desvantagem. Em matéria de perfil de consumo, os homens são mais fiéis às suas escolhas. Tony usa a mesma marca de shampoo há quase 15 anos, enquanto eu não consigo comprar a mesma marca por duas vezes seguidas. Adriano Sena me dizia outro dia, que é tão fiel, que usa a mesma marca de sabonete há 20 anos. A volubilidade é característica do consumo feminino. A maior parte das mulheres tem dois ou mais perfumes.  
 
Esse tipo de consumo, quando não levados ao exagero, influenciam no nosso bem estar. E há produtos de ótima qualidade em todos os lugares do mundo e que cabem perfeitamente em qualquer orçamento. É preciso apenas precaver-se contra algumas armadilhas que podem facilmente aparecer na trajetória do consumidor: a indústria cosmética vive de aparências e muitos produtos prometem efeitos impossíveis. Não precisa ser um cientista renomado para saber que um "ultra lifiting" não irá lhe rejuvenecer 10 anos e três semana. Numa formação na AESGA, o Prof. Otto Bennar contou-nos uma história divertida: "à uma certa altura, sentiu necessidade de frequentar uma academia, somente por questões de saúde (todos nós fazemos questão de frisar isso para não parecermos mais ridículos entre os bombadões e as saradinhas). Como o efeito (emagrecedor) dos exercícios demorava a aparecer, ele questionou ao personal, que respondeu-lhe com outra pergunta: "Quantos anos o senhor tem?", o professor respondeu-lhe "40 e alguns". O menino tascou a queima-roupa: "Levou 40 e tantos anos para ficar assim, e agora quer resultados em menos de um mês?" Para tudo na vida, é preciso paciência. E é justamente a falta de paciência que leva o consumidor a acreditar na mágica cosmética.  É preciso ser muito crédulo para acreditar nos efeitos miraculosos dos cremes "baba de caracol", tão populares em Portugal. Às vezes, a esperança vã embota o bom senso e lá se vai o suado dinheirinho ralo abaixo. A simples leitura dos rótulos dos produtos dava uma tese sociológica, psicológica e linguística. Outro dia, encontrei um shampoo que era indicado para "cabelos danados". Quais serão os critérios para um cabelo danado?
 
Neste setor, onde preço não é garantia de resultado, a qualidade do produto deve ser um critério importante na aquisição. O mercado europeu está repleto de produtos chineses e do leste europeu de composição duvidosa. Portanto, mais vale pagar um pouco mais pela máscara da Himmel ou pelo BB Cream da Garnier ou Maybline, do que se arriscar num "xau xau" não identificado. Para esses lados de cá, vale muito a pena vasculhar as promoções nos hipermercados. A mudança de embalagem é um motivo para queimar o estoque. Há duas semanas que anunciavam a nova embalagem da linha de hidratantes Smooth da Nívea. O mesmo produto, na embalagem antiga, reduziu de 4,95 para 2,64. Na mesma quantidade. Para quem considera o HPPC o novo chocolate, é impossível não comprar. Só é preciso ter juízo para o consumo não virar compulsão e ter o nome incluído no cadastros de devedores. A Mastercard não perdoa. É muito fácil perder as estribeiras num lugar onde há Vichy e Carolina Hererra no supermercado. Por via das dúvidas, e somente como prevenção, assistir um documentário sobre colecionadores é uma medida educativa ao consumidor distraído.
 
Uma coisa é certa: as freeshop de aeroporto são, indubitávelmente, as melhores opções para adquirir um creminho e um perfuminho de qualidade à preços mais acessíveis. Os impostos aniquilam o nosso poder de consumo, reduzindo até em 50% nossas possibilidades. Eu por mim, tanto faz o batom ser Colortrend ou MAC: as duas linhas oferecem um "Red Russian" do jeito que eu gosto.
 
Fiquemos cheirosos, bonitos, mas com parcimônia, à medida. Chico Xavier psicografou do espírito André Luiz: "A beleza física pode provocar tragédias imprevisíveis para a alma, se esta não possuir discernimento." Mas, o próprio Chico Xavier, quando questionado sobre a vaidade que o levava a usar peruca e óculos escuros, responde, mansamente: ninguém precisa sofrer o castigo de olhar para minha feiura. É pela felicidade dos olhos e pelo bem dos outros que melhor me arrumo. Espíritos evoluídos cuidam bem do templo físico para não ter a matéria desgastada antes do tempo.
 
Fiquem bem.
Até amanhã, se Deus quiser.
 
 
 
 
 
  
  

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