Uma semana antes da semana santa Luiza sai pulando da escola, aos gritinhos de entusiasmo que estava começando as férias de páscoa. Fiquei passada! Francislê já havia me mostrado, com o pesar de todo professor responsavel que deseja fechar honestamente a carga horária, que enfrentariamos uma semana de feriado, a partir do dia 18, retornando somente no dia 26, após o feriado da Revolução dos Cravos. Isso, para os meninos grandes da UA. Os miúdos da educação básica entraram de "férias" no dia 10 e só voltam no 26. Ou seja, estou com uma miúda cheia de energia destruíndo a casa inteira, e tenho me esforçado para não ficar louca com a bagunça que ela faz, principalmente, por morarmos em uma "toca.pt" tão pequenina. Além disso, é necessário inventar programas interessantes (e baratos, se faz favor) para não ficar brigando com a cria o tempo inteiro. Agora, enquanto escrevo, ela está pintando um livro da moraguinho e estamos conectadas num site de cantigas de roda. Ossos do ofício.
Sábado, após sairmos da Igreja, fomos ao teatro aveirense ver A Bela e o Monstro, espetáculo lindo com ótimas soluções cênicas, além do elenco enorme formado por cantores líricos. A caracterização dos personagens era muito bem feita, com excessão da fera, que era meio chinfrim.
Domingo, olhando pela janela, vi um povo andando num gramado que tem após a construção de frente ao prédio... Vamos lá! calçamos nossos chinelos e fomos em busca da passagem secreta entre o Conservatório e o barzinho muito movimentado que vemos de casa. depois de trilhar por uma ruazinha estreita e aparentemente sem saída, ganhamos um caminho de terra sombreado com muitas árvores, descendo a ladeirinha, olha aí o que achamos!
Baixa de Santo Antonio - Aveiro |
Um parque lindo e maravilhoso!!! Aveiro tem dessas surpresas para os moradores novatos. À volta desse parque tem vários prédios residenciais, e as pessoas tomam sol deitadas em toalhinhas como se estivessem na praia. Passeiam de bicicletas e a pé. Indo em frente, encontramos mais uma pracinha com parquinho, onde Luiza deu uns bons pulos do playground, junto com uma menina que parecia fazer Le parcu. Afonso, o irmaozinho dela, lindinho em seu casaco grosso e chapéu vermelho,que faziam brilhar ainda mais os olhões verdes-azuis, enquanto ele me mostrva que embaixo do escorrego tinha "bichos". Que criança linda! Já o pai deles não deu uma palavra comigo (nem eu com ele, já estou acostumada com portugueses ariscos) e desde que chegamos chamava os meninos para ir embora. Nesse local, Largo Comendandor Queiroz fica a sede da Banda Amizade, de 1834. No outro lado da rua tem essas casinhas simpáticas:
Depois de muito correr, seguimos para ver o que tinha após a ponte na área da marinha, e quando cruzamos a bendita, estávamos na ria! Um agito, tanta gente circulando, que parecia que ia ter uma festa! Fiquei pensando que a cidade estava bombada de turistas, mas, por que? Só por causa do sol? Quando iamos subindo a rua, demos de cara com a procissão da abertura da semana santa, uma coisa linda! Estou juntando informações para fazer um post só sobre isso, mas, de antemão preciso dizer-lhes que estou IMPRESSIONADA com as bandas que seguem a procissão. É simplesmente a perfeição em som, em ritmo, na cadência dos passos dos músicos, e o ar fúnebre que atravessa o rito, que para mim, é um espetáculo. Até sonhei com a banda!
Hoje, seguindo as férias de páscoa, vou levá-la para ver a exposição de bonsai na antiga capitania dos portos, e, para correr no parque, pois, a noite ela precisa estar bem cansadinha para ir dormir bonitinho, para a mamãe-estudante poder ler um camião de teses e artigos que o "seu" Doutor Orientador mandou.
Saudade de hoje: uma cuscuzeira, a inveção do século! Apesar de haver encontrado massa de milho no mercado, o cuscuz de pano/prato não está ficando um ouro 18, acaba indo todo para o lixo.
Té manhã! Fiquem com Deus!
É, férias com as quais a gente não contava às vezes dá um transtorno mas ainda bem que vocês estão num lugar bonito que tem muitas coisas para ver e fazer. é arrumar coisa para a princesa fazer para não ficar criando idéia impossível. Ossos do ofício. Aproveita e vai com ela ao circuito da Semana Santa, deve ter muita coisa nova para ser vista, que a gente não conheça por aqui, depois bate para nós.
ResponderExcluirOlhe,Ilda, e o pior é que quem está de férias é ela! Eu só sumi da UA para dar conta dessa folga inesperada! Estamos "meio presas" em Aveiro por conta da despesa da mudança, mas, acabamos arranjando o que olhar por aqui mesmo. Estamos pesquisando sobre a Semana Santa. Vai sair alguma coisa!
ResponderExcluirbeijos e saudadesss!
Lindo, esse parque, vocês vão ficar como o povo do Central Park, lagartixando! Por aqui vai tudo bem, muito calor e muita saudade de vocês. Beijos.
ResponderExcluirAgora ja sei de onde herdamos o gosto pela vagabundagem.... e achávamos que era dos índios... pois sim!
ResponderExcluirO lugar é mesmo lindo e vc ainda vai achar coisas mais belas com o passar do tempo. É bom atentar para as datas de construção, é um espetáculo à parte. O que a gente acha velho (de 1800) para eles é juvenil. Não acredito que aí n tem cuscuzeira para vender! Será que vc poderia levar daqui? Se puder , parece que vai ser a solução...kkkk Aguardo seu post da Semana Santa, deve ser interessante. Grande beijo a vcs. Ciao!
Deve ter cuscuzeira no Marrocos, é logo ali na esquina!
ResponderExcluir