sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mais uma papa!!!

Depois de velha, descobri (ou melhor, aceitei) que aveia faz um bem danado para o intestino, mesmo os mais preguiçosos. Assim, ao menos, duas vezes por semana tenho que incluir o alimento na dieta, pois, o meu segundo cérebro não é particularmente um bom trabalhador. Hoje, fiz uma papa. Ficou até boa, e como ainda está frio em Garanhuns, até que é gostoso, uma papinha, quentinha, a fumacinha subindo... É inevitável não lembrar de "seu" Oswaldo, pai de Tony. Essa história de "mais uma papa" é coisa dos tempos dele de enfermeiro no Hospital D. Moura. "seu" Oswaldo era uma figuraça!



Lembro do primeiro dia que me deparei com ele, não era uma situação particularmente desfavorável para mim: de manhã cedo, depois de ter dormido com o filho dele, então namorados, sai do quarto mais desconfiada do que gato ladrão: pense numa vergonha, quando cheguei na cozinha, bem na hora do café da manhã, D. Nilza me esperava com uma ânfora (linda, bem antiga) de água morna para "a moça" lavar o rosto, um filho intelectual de um lado, e na cabeceira da grande mesa, o velho atrás de um par de óculos grossos, que aumentavam os olhos curiosos. O ar de riso dele era onipresente! Muitos anos depois, Rita, a irmã que virou minha irmã, me contou que antes da minha entrada na cozinha (e definitivamente, na família), o embate era entre a mãe que informava ao pai, que o  garoto levara a nova namorada para dormir em casa. A mãe disse: "como é o nome da moça?" Antes de Rita responder, o pai declarara: "Há! moça, quando eu ver! dormindo com um filho meu, vai ser moça?" Eu entrei justamente na hora da censura: "Ô, Oswaldo, que coisa!..."  Por isso, o ar de riso generalizado. Nestes muitos anos de convivência, me lembro do velho sempre com um sorriso. Histórias ótimas que ainda vou contar.


Recebi lindas visitas por aqui: Maninha, Ilda, Glória, Wellington (o filho intelectual daquele primeiro dia!) Aline, Fabiana, Gustavo e outras pessoas que não deixaram rastro. Obrigada pelo carinho e companhia maravilhosa.

Té manhã!
    

Um comentário:

  1. Aninha diante de meus tempos de profissional da saude tenho a dizer que quanto a aveia "seu" sogro tinha razão, mas te digo que vc deve consumir a fibra poderosa da aveia todos os dias, pois é a frequência do utilização que viabiliza o tratamento...Quanto a "moça", isso nem existe mais.. estas coisas n me causam perplexidade, só n cabe bem em cabeças mais conservadoras, porém acho que devemos dançar conforme a música, como dizia nossa mãe: " Em terra de sapos, acolcorados com eles..."

    ResponderExcluir