sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aperto

Aperto. No dicionário da língua portuguesa significa: "pressa, situação dificil ou perigosa, penúria, aflição, austeridade, urgência". O aperto que estou passando é mais para a falta de idéia para continuar um texto sobre web 2.0, ou seja, o aperto é causado porque deu branco, deu prego, pifou, deletou o arquivo, formatou a máquina. Tico e Teco estão mais franceses do que nunca: em greve geral.

Mas, aperto pode ser outras coisas também. Com um aperto de mão nos cumprimentamos educadamente no ocidente, embora o exagero brasileiro permita um beijo na face. Antigamente, eram "três para casar". Depois, reduziu à dois, um em cada lado, pois percebeu-se que existem outras coisas para se fazer na vida. Hoje em dia, a pós-modernidade diz que o segundo beijo é dispenávl, e sapeca-se apenas um, conorme os tempos austeros que vivemos. Fique ligado para não avançar no segundo beijo; já o terceiro pode demonstrar perigosamente a idade que você tem. 

Aperto de mão é coisa muito importante: desconfie logo daqueles que em vez de apertar, segura-lhe flacidamente a mão como um boneco, isso é coisa de gente fraca de personalidade. Cuidado também com aqueles que apertam sua mão com tal força que parece que irá lhe quebrar todos os carpos e metacarpos: o excesso de força destina-se a lhe intimidar.

Um aperto do peito pode ser duas coisas. Uma: infarto. Portanto, corra, caminhe e elimine a gordura alojada no seu coração, coma para viver e não, viva para comer. Pode ser também previsão de algo não muito agradável. Nesse caso, o jeito é esperar acontecer.

Um aperto feroz é esse aí:
Somente quem  usa (ou usou) conhece a melhor definição de aperto. A ortondontia é uma engenharia odontógica, serve para conter a migração dos dentes, mas, tudo isso a um sofrimento comparável com as técnicas da medicina da Idade Média. O jeito é aguentar o aperto, confiando que o resultado será positivo! Como tudo na vida acostuma, no final, quando tira os ferrinhos, sente-se falta deles! 




Aperto pode ser falta de dinheiro. 99% da população brasileira já passou (ou passa) por isso, portanto, pode ser ruim, mas não mata. Para enfrentar essa praga, cada vez mais comum não refugie-se no falso consolo do cartão de crédito, pois, mais dia, menos dia o problema irá despertar, e você não irá mais dormir. O remédio (amargo) para combater a falta do vil metal é reduzir o consumo. Assim, equilibram-se as contas e ainda entramos na última moda do consumo sustentável: só comprar o estritamente necessário.

Aperto também pode ser bom: um abraço carinhoso e sincero, que não seja de despedida, é sempre muito bem vindo! Helena, minha mestre em abraços, diz que o ideal para aprimorar-se é exercitar abraçando os filhos e os amigos queridos, pois assim não há como errar!

Sinta-se hoje apertado por mim.
Té manhã!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário