quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atendimento

Penso que vocês sabem que eu trabalhei quase oito anos como docente no curso de Administração da FAGA. E, foi junto com os meus queridos alunos que aprendi um olhar todo específico sobre atendimento. Longe de Las Casas, gosto mesmo é da análise de casos práticos, os cases, pois todo administrador que se preze escorrega bem no inglês! Estes acontecem todos os dias quando saímos e nos relacionamos com pessoas, seja na escola, no mercado, na farmácia e até na Igreja, tem sempre gente atendendo  e sendo atendido, numa relação de troca. Mas, nem tudo são flores. Hoje tive um experiência, digamos que, interessante.
Todo mundo sabe que o atendimento do comércio de Garanhuns não é um ouro 18. Tem hora que parece qe estamos fazendo o maior favor de entrar em uma casa comercial e comprar qualquer coisa. O cliente precisa ser bem atendido, pois, se quando ele for buscar uma informação sobre quanto custa uma perna de linha, quando ele for comprar um fardo de carretéis, irá voltar - ou não! - àquele lugar onde foi bem recebido, bem tratado. Tem pior do que chegar no magazine X e ter que lidar com uma mocinha de batom berrante e cara amarrada? parece até que é um ofensa ter comprado  algo e pedir (implorar!) para que a dita atendente faça um pacote de presente. A vontade que dá é dizer: "Ô minha filha, vá estudar Direito e faze um concurso para o TJ! Assim, você não trabalha no domingo!" 
De manhã, fui procurar saber a cotação de uma passagem aérea, a moça me olhou dos pés à cabeça, e, me deu respotas duras! Á tarde, peguei o número do telefone de uma operadora em Caruaru, pela internet. A moça que me atendeu foi muito cortez, prometendo retorno breve, me explicando detalhes sobre as alternativas para atender às minhas necessidades. Isso, pelo telefone, ao passo que ao vivo, a outra me olhou como se eu fosse um cachorro falante! 
Às vezes um olhar mais paciente, um sorriso faz toda diferença. Quer vender, fidelizar cliente, se dar bem no mundo dos negócios? atender bem é o primeiro passo para o sucesso, nos negócios e na vida, pois ninguém trata mau a quem respeita,  é atencioso e educado. 
Té manhã!    
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário