sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Profissão: professor (1)

Hoje é dia do professor. Não sei porquê no Brasil se comemora 10 dias após o dia internacional do professor. Como é sexta-feira, aproveita-se mais um feriadão. Luiza já está ficando com dificuldades de acordar cedo com tanta folga seguida. Mas, até que os professores merecem uma folguinha e um belo final de semana prolongado com muito sol. Daqui de Garanhuns, parte a migração rumo ao  litoral, os mestres vão se esticar na areia e tomar uma cervejinha. Segunda voltarão com ânimo renovado para fechar o ano letivo.
Sou professora de profissão. Quando vejo meus colegas lutando com 27, 30 e até 40 crianças penso que ele são muito mais professores do que eu. Minha mãe dizia que eu sou folgada porque ensino a quem sabe, duro é ensinar a criança pequena: Ou aprende, ou aprende!
Essa profissão é tão importante que até Barack Obama teve professor, não chegou ali sozinho. Todo profissional bem sucedido teve uma estruura montada por vários outros profissionais que se dedicam a indicar caminhos, exercitar técnicas, inovar, criar.  
Na nossa história temos aqueles que nos ensinou, nos amedrontou, nos fez feliz, nos deu um rumo. Na história de todo professor tem todo tipo de aluno: o bonzinho, o companheiro, o desafidor, o relapso, o fantasma. Às vezes ficou pensando que tipo de aluna eu tenho sido, pois, basta sentar na cadeirinha mágica que a vida muda de perspectiva.
Tem ainda quem diga que ser professor é exercer um sacerdócio. Eu, não concordo, pois, as missões divinas exigem um sacrifício que não consigo ver nessa profissão. O que os nossos alunos só sabem depois que se tornam professores é que nós exploramos a energia deles. No convívio de sala de aula nós professores, independente se militando na educação básica ou no ensino superior, aprendemos muito mais do que ensinamos. Se o salário é pouco, se a escola é pobre, se o aluno falta, se a carga horária é imensa, são obstáculos que existirão em qualquer profissão. Mas as expressões de afeto do magistério são maravilhosas: No auditório lotado com mais de 700 alunos, chamaram o professor para compor a mesa de abertura da solenidade, e, sem nenhuma combinação prévia, os alunos fizeram uma ovação de palmas, assobios e hu-hus! Por isso é que o colega é juiz de direito para ganhar um dinheirinho, mas, feliz mesmo é na sala de aula. Na mesma ocasião me fizeram uma homenagem, agradecendo o meu trabalho, já que estou me afastando para qualificação. E eles nem sabem que quem aprendeu muito mais fui eu! 
Hoje encontrei Hugo no almoço. Estudou comigo na pós graduação ainda esse semestre, na disciplina metodologia do ensino superior, depois estive em sua banca examindora do processo seletivo para professor do curso de engenharia, onde está dando aulas de desenho geométrico. Vocês não imaginam a minha satisfação ao vê-lo representar a coordenadora do curso naquela mesma solenidade, de encontrá-lo nos corredores da IES com as ferramentas de sua nova profissã. Hugo passou rapidamente de meu companheiro-aluno à meu colega-professor, um excelente presente para esse dia. 
Té manhã!

2 comentários:

  1. Fico lisonjeado pela menção. Satisfação maior é saber que nesse caminho de aprendiz estou cada aula mais apaixonado e como você falou certa feita, não tem coisa melhor que estar em sala de aula.
    Ana estou apenas no início de uma jornada que sei que é árdua, mas ao caminhar cada vez mais, a vista é deslumbrante e de nada lembramos o percursso tão duro. Diz o ditado, as pedras que encontramos no caminho devemos guarda-las para constuirmos nosso castelo.

    Obrigado Professora !!!

    ResponderExcluir
  2. Vejam como ele é chique! São essas adoraveis criaturas que faz valer a pena os dragões que aparecem no caminho. Um bjo, Hugo!

    ResponderExcluir