domingo, 12 de dezembro de 2010

Coisas curiosas...

Neste dias que tenho estado aqui, já aprendi muitas coisas sobre educação, web 2.0, câmbio flutuante, consumo, reciclagem. Todo dia, tem uma coisinha nova para saber. Isso é bom porque assim vale a pena a travessia do Atlântico. 
Aveiro é uma cidade de porte médio, mas que parece grande em alguns aspectos: o trânsito é meio maluco, pois o pessoal aqui dirige como quem vai tirar o pai da forca. Nessa rua que eu moro,então, é incrível a velocidade que eles descem. 
 Fiz essa foto "da janela lateral do quarto de dormir" (Beto Guedes). Isso aí já eram umas 8h20min.Tava um friiiio! O mais engraçado, em relaçãoao trânsito é que os carros vem em toda velocidade, mas se você estiver na passadeira (faixa de pedestres) eles param, bem mansinhos. Ainda não me acostumei com isso, e às vezes, distraída, fico lá parada esperando que eles passem. O condutor, geralmente me olha com uma cara furiosa como quem diz "Ô, e vai ficar aí parada, rapariga?"   Não me acostumei com isso ainda, só penso que aqueles carros doidos vão me jogar lá do outro lado da rua!
Agora, não atravesse nas rotundas (giradouros), somente nas passadeiras é que se para. E esse céu, será que vai chover? 
Em relação à chuva, Aveiro se parece com Recife. Como aqui é litoral, congela aos 2,5 graus, mas não neva. Ano passado,segundo Dayse, nevou em Coimbra. Aqui não chega a tanto. A chuva daqui é torrencial, e a cidade,cortada por canais, alaga. Semana passada tive que ir a Loja do cidadão (foi na quinta-feira) para obter o número do NIF, que é uma espécie de CPF para imigrantes. Mas, estava chovendo tanto, que além do aguaceiro, não sabia o caminho eo transporte de auto-carro (Ônibus)não ajuda, acabei esperando um táxi próximo a essa rotunda. Quando avistei o táxi,pulei na calçada e me meti nobanco de trás. O motorista,com umbigode enorme, me olhou com cara de gato recém acordado e disse: "A senhora chamou um táxi?" "Eu não! aqui não é ponto?", respondi. "É ponto, mas, quem chamou foi aquele senhore!" O camarada estava na calçada gesticulando, furioso,com duas crianças, provavelmente para ir para a escola."Ih!, então eu desço". quando ia abrindo a porta, o motorista disse; "desce nada, daqui a pouco virá um  outro e leva o gajo!" Fiquei mortade vergonha e com pena do gajo, que estava virado na calçada, só não me chamava de santa. Táxi em Aveiro é mais barato que em Garanhuns. Paguei 3,50 para ir até a Loja do cidadão, num dia em que metade da cidade estava interditada pelo transbordamento da ria, uma espécie de mangue em que se formam as salinas. Com mais 3,50 que paguei para chegar a UA, ficou quase pelo preço de ir do Bonanza da XV de novembro até a minha casa, na Cohab II.     
Conforme havia prometido, cá está uma imagem do nosso fogão de sala! Consegui comprar um adaptador no Jumbo por 1 euro! Já pensou se eu tivesse  comprado aquele de 17euros? Tinha um troço!
É bonzinho, esquenta,mas dá uma trabalheira... Só acendo de novo quando Tony e Luiza chegarem, a semana que vem... Assim, elesme ajudam a subir os três andares com 10 quilos de lenha! kkkkk!
Iniciando uma série nova:
SAUDADE DE HOJE: Pipocão. Vou fazer uma fábrica de pipocas gravatá em Portugal e vou ficar ricaaaaa!
Estou aqui folgada, mas tem uns 5 textos alí me esperando para leitura!
Té manhã!

6 comentários:

  1. Adorei teu fogão de sala , achava que era daqueles à gás , mas vejo que é do original, bem legal e aconchegante...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vocês moram no terceiro andar! um lugar frio com água entrando pela porta não dá legal!
    Que bom que você já sabe acender a lareira! além de esquentar é bem romântico e Lu vai adorar! E pénsar que antigamente as pessoas cozinhavam na lareira, pense na fumaceira dentro de casa!
    O assunto do início da semana foi um tal de chapéu de chuva, domingo e segunda quando Luiza ficou com a gente, nos divertimos muito.
    Mariana e Isabel já estão lá na tua casa, de caseiras, vai tudo muito bem!

    ResponderExcluir
  3. O fogão de sala é ótimo, apesar de trabalhoso. Nesta época fica um cheirinho de fumo (fumaça, como chamam aqui)de madeira boa. Acho que é esse o cheiro de inverno. Agora, tem uma guirlanda de natal e 4 papais noel pequeninos de parafina, todo fashion de brilhoso, para dar um espírito de natal.
    Tony e Lulu chegam amanhã! Tô contado as horas. Queira Deus que dê tudo certo!
    Bjoooo!

    ResponderExcluir
  4. Profeeeeeessoooooooooooraaaaa!
    Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeee!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô bem profe.....
    Vivo rindo aqui com suas postagens.....

    VOLTA LOGO!

    ResponderExcluir