quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vida que segue

Sempre me irritou um pouco essa fala de Tony, apesar de ter razão, na maioria das vezes. Mas, a vida continua e nem sempre as coisas são fáceis... Até que às vezes é bem difícil, mas, nada irremediável. Aliás, aprendi no longo dia de hoje que as coisas difíceis são mais fáceis quando elas acontecem. O pior das dificuldades é ficar esperando que elas aconteçam. E quando acontece, fazemos sempre como Lulu me disse hoje enquanto tomava o pequeno almoço (café da manhã), batendo com a mãozinha fechada no peito: "A saudade de papai dói... Mas, a gente se vira." Pragmática aos sete anos, chorou um pouco, fez birra e no final do dia, veio me consolar com "leãozinho", interpretada por Maria Gadu e Xuxa. 
É isso, meus amigos: é preciso reencontrar o ritmo, como diriam Fátima e Joanne, minhas companheiras de trabalho em grupo: "é preciso pegar o embalo". Como símbolo dessa retomada, voltei hoje pela manhã ao LCD/UA (Laboratório de Conteúdos Digitais), sentei-me cedinho na frente de um enorme Mac, embora Francislê estranhasse o meu mutismo, mesmo estando do outro lado da sala. Depois do almoço, deixei Luiza na escola, e fui para casa... Tive meu Getsemane neste jardim, lindo ao sol maravilhoso que, estranhamente fez hoje durante todo o dia, provando-me mais uma vez que Deus olha por nós!

Parque Infante D. Pedro. Fica próximo à escola de Lu e à UA
No final da tarde, aproveitei o sol e sai mais cedo, decidi levar o meu sapato para consertar. Coitados dos meus tênis! Espero que eles aguentem heróica e bravamente o inverno. Levei esse indigente a um sapateiro que fica em Santiago, meio caminho para Universidade, já havia passado inúmeras vezes pela porta. Me surpreendeu quando uma senhora baixinha e ativa veio me atender, com inúmeras faquinhas e apetrechos penduradas nos bolsos de um avental muito usado. Nunca tinha conhecido uma sapateira. Para mim, era ofício antigo de homem. Atravessei o conjunto habitacional de baixa renda (é o Maranguape de Aveiro) com um ar de riso, que ainda não havia surgido nas últimas 24 horas, ao observar a incompreensivel e animada discussão de uum grupo de imigrantes de algum lugar do leste europeu. Este conjunto é uma babel: chineses, búlgaros, ucranianos, italianos, angolanos, moçambicanos, brasileiros e portugueses pobres vivem harmonicamente numa área que rapidinho identifiquei como a "bocada de Aveiro". Gosto de ver as intimidades expostas nos varais, conta um pouco da história desse povo tão misturado, tão parecido comigo. Tem dias  que as gaivotas dão um show de rasantes, não tem como não se lembrar de Hitchcock, agitadas pela nesga de sol que esquenta a ria e facilita a busca por alimento. Esses pássaros grandes me lembram que é preciso fazer o que tem que ser feito, ainda que o coração apertado me peça constantemente para migrar para o sul.

Saudade de hoje e de todos os dias nos próximos meses: Tony, insuperável e imbatível há quase 21 anos.

Té manhã! 

10 comentários:

  1. Olá, meu amor! Já estou aqui nos trópicos e, sem querer fazer inveja, já tomei banho de chuveiro e tá um calorzinho legal. Me comovi lendo o blog e confesso que, embora eu esteja um pouco melancólico, me sinto como se estivesse aí dando gargalhadas com você e Luíza. De fato é a vida que segue, e como bem disse o poeta, junte as pedras que surgirem no seu caminho que daqui juntarei as que por ventura surgirem. No final, juntamo-nas e construiremos um castelo. Eu,você e a nossa princesa Ana Luíza. Pela saudade de hoje é fato que há algumas lágrimas, que são até naturais. Mas fiques certa de que ainda vamos dar muita risada jun tos de tudo isso.
    Fica com DEUS. E nunca se esqueça de que EU TE AMO muito.
    Beijos
    Tony Neto

    ResponderExcluir
  2. Anna, fiquei emocionada com o seu post e com o de Tony também! Especialmente por ter vivido uma experiëncia bem parecida. Morei 4 anos longe do meu marido. Claro que a distância era bem menor, mas os sentimentos os mesmos que os de vocês. O que posso dizer? Sobrevivwemos e nosso casamento se fortaleceu muito mais depois de tudo isso.
    Força!
    Abraços
    Virginia

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo. É tudo o que posso dizer sobre o que vocês dois escreveram. A distância é sofrida, mas o reencontro será maravilhoso. Tudo passa rapidinho, vocês vão ver. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aguentam firme, quando vocês menos esperarem estes dois anos passarão e logo, logo estarão juntos novamente!
    Tudo vai bem, vai acabar bem e vocês serão mais felizes do que jamais foram! é só empurrar as pedras com ou sem uma escavadeira e agora você tem uma ajudante!
    Saudades sua e de Luli! mas eu sei que todos os anjinhos estão aí atrás de vocês!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ai, Virgínia, me lembrei tanto de você naquele jardim... Isso me deu força para continuar andando, pois, a partir da sua experiência, eu sabia que era possível colocar a cabeça para fora d'água e respirar! A sua história me ajudou e muito.
    Beijos, minha amiga!

    Ilma, Ilma...
    Ás vezes dá vontade de pegar descendo numa corrida para o sul, principalmente quando vejo uma rosa dos ventos apontando o caminho. Então, eu penso, é para alí que eu queria ir... Cada coisa a seu tempo. Voces sabem a batalha que foi para chegar aqui. A vida é uma ciranda de perdas e ganhos.
    Beijoooooos!

    ResponderExcluir
  6. E essa minha ajudante, Ilda, é danada, viu?! pega as ideias no ar, percebe tudo com a simplicidade própria das crianças. Ela fala muito em vocês, sempre diz que está com saudades, e eu também!
    Bjoooo!

    ResponderExcluir
  7. Belissimos texto e resposta, também comentários, e eu n poderia ficaar fora disso, sei mto bem o que é distância, pois já passei por isso, mas , é como foi dito, o tempo passa e logo estarão juntos outra vez e que tudo sirva de motivação e fortalecimento. Forza sorella mia! Bacio! Ciao!

    ResponderExcluir
  8. Estamos caminhando bem, Maninha. São inumeras e importantes as manifestações de carinho e apoio, luz do pensamento positivo que ilumina o caminho... Obrigada mela "forza"!
    Bjoooo!

    ResponderExcluir
  9. Ai saudades!
    Saudades de amor é a mais doida das saudades!
    O meu mosedo se foi por apenas seis meses, mas meu coração fica super apertado!
    o seu doutoramento será de 2 anos?
    curto, né?! tem que correr, senão nao dá tempo pra fazer tudo! aproveita!
    bjoca
    vilma

    ResponderExcluir
  10. Tenho um exercício diário,o qual adoro fazê-lo é sentar, seja qual for o horário e poder sentir um pouco do seu dia a dia, e sempre me emociono com tudo que leio.Hoje em especial, pois estava lendo alguns comentários de Arnaldo Jabor e um me fez lembrar a sua caminhada, onde ele diz: "Para conquistarmos algo na vida não é necessário, apenas força ou talento, é preciso, acima de tudo, ter vivido um grande amor" Sei que vocês vivem esse amor por isso Deus está presente dando força e abençoando essa união e tudo que vocês venham a fazer juntos.
    BJS Deus ilumine sua vida!!!
    Sua fã Cione Lice!!

    ResponderExcluir