sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tempo

Estava planejando fazer esse post dia 26 de fevereiro, mas, acabei me enrolando com atividades urgentes. Passei o dia a lavar roupas, fiz a loucura de juntar uma semana de roupa de Luiza e, hoje, dei duro para arranjar (quase) tudo, da melhor maneira possível no estendal capenga precariamente instalado no nosso banheiro. Quando quase secas, as roupas fazem uma romaria na casa, passando por trás da geladeira, depois para as janelinhas, se tiver sol, enfim secas, vão esperar uma vaga para serem passadas e guardadas, para depois voltar a ciclo novamente.

Planejava, mas não deu tempo. Quando não conseguimos fazer algo, dizemos logo:"não tive tempo!" A essa sentença clássica, mamãe respondia: "quem não tem tempo é porque está morto! Cuide e se organize que você tem tempo para tudo." Na verdade, sábias palavras. Eu não sei o que eu fazia com tanto tempo antes de ter Luiza. Engraçado, não fazia metade do que faço hoje. Filho ocupa e exige um bocado da gente, outro dia ela me disse: "tu só vive grudada nesse computador!" Me esforcei, e agora, prefiro ler e escrever quando ela está na escola ou dormindo, razão pela qual estou meio coruja, com os horários invertidos e umas olheiras de urso panda. Faz parte. Pior é quando eles são bebês, a parada é duríssima!

A esta escassez de tempo, Genésia me dizia: "quem mais faz, é quem mais tem tempo." É verdade. Minha sábia amiga me provou porA + B que fazendo coisas (boas e úteis de preferência) o tempo rende. Daí o fato dela manter-se sempre ocupadíssima e linda, com aquele cabelo maravilhoso.  

Essa coisa do tempo me lembra Domenico De Masi, o teórico da preguicinha do bem, o ócio criativo. Diz que na nossa sociedade, criamos tecnologias para facilitar a nossa vida, mas, ao contrário de aproveitar o tempo livre, e empregá-lo em vida, arranjamos logo mais atividades para encaixar na nossa conturbada agenda. Parece até que ficar sem fazer nada é pecado mortal. E nisso, nascem as 'pressas', para comer, para  chegar, para entregar... E na pressa se esquece de que tempo não é dinheiro, tempo é vida!!!

Queria ter escrito o texto ontem pois em 26 de fevereiro completei três meses de Portugal. Já passei do período de experiência, às vezes, parece que foi ontem que aportei nessas paragens, outras horas, a sensação de está aqui há uma eternidade, depende do ponto de vista. Nestes três meses aprendi tanta coisa, prática e teórica, como essa lista de 10 itens:
1. A manteiga fica congelada no inverno, é melhor acostumar com margarina.
2. O jeans enxuga mais rápido que o moleton.
3. A tolerância e a paciência removem montanhas e acalmam os corações mais tresloucados.
4. Amanhece às oito da manhã no inverno, e agora, escurece somente às 18h45min, por isso, perder a hora é fácil.
5. Carne de  porco é barata e gostosa, mas dá enxaqueca.
6. Acostuma-se ao sabor do chocolate de leite.
7. Portugueses adoram falar inglês.
8. Dançarinos típicos dançam com a cara fechada, parece que estão com raiva.
9. Quando lhe pedem "se faz favor" não obrigatoriamente estão com raiva.
10. Sítio é quinta. Pintinho é pintainho. Lapiseira é afiadora, carinhosamente chamada pelos miúdos (meninos) de "afia".   

Nesse dia 26, igualmente num sábado, no carnaval, há 21 anos conheci Tony Neto. Era carnaval em Olinda, e, lembro-me bem que tinha feito todos os pantinhos do mundo para não ir. Fui contrariada, com beicinho de adolescente. Daquele dia para cá, nunca mais nos separamos. Eventualmente, tenho que ir trabalhar  em outro estado e estudar em outro país, mas, são situações trasitórias, apenas um afastamento temporário. Costumo dizer  que não sei nem o que era que eu fazia antes dele entrar na minha vida. Era muito tempo perdido, um tempo em que vivi longe de mim.

Saudades de hoje: De todos os tempos bons que já vivi, para os quais olho feliz, pois sei que foram bem vividos, como também serão os próximos milhões amanhãs que se seguem!

Té manhã.
      

9 comentários:

  1. É curioso como a gente lembra de datas importantes! Quando nos filmes policiais o promotor de justiça pergunta ao suspeito "onde você estava em 26.02.l990?", sempre achamos que ninguém lembraria, depois de tanto tempo, mas não é bem assim. Lembro-me bem daquele carnaval, que tinha todos os ingredientes pra ser um fiasco, porém nota-se que deu frutos muito bons, uma linda história de amor.Que Deus continue a iluminar a vida de vocês. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Tenho sempre muita coisa pra dá conta todos os dias, mas não é diferente no fim de semana. Como tenho muitos filhotes, prefiro dedicar esses dias de ocio para ficar com eles! conversar com as meninas. Ir ao cimema, parque, zoo. Brincar com Rafinha a tarde em casa... Deixo sempre as tarefas proficionais e acdemicas para a segunda feira! viver nossos filhos é a melhor coisa que podemos fazer nesses momentos!
    saudades!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, Vilma! Eles crescem rápido, se nãoa companharmos, acabamos com a sensação de que o tempo passou e nós não vimos... Agora mesmo, ela dorme que ronca ali no nosso colchão, enquanto eu termino minhas ultimas atividades do dia... e já são 01h03min da manhã!
    Aquele carnaval... hehehe, para mim só não foi o fiasco q dizes, Ilma, porque dele tenho construido a minha vida.
    Muitas saudades de vocês duas!!!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber da sua felicidade, também fui feliz, mas procuro n mexer mto em alguns assuntos que puxam outros nem tanto agradáveis, mas quem n os tem?...
    Hoje com meus filhos já grandes vejo que deixei de viver um pouco com eles , aqui e alí mas afinal a gente nunca está satisfeita com o q tem ou fez, mas apesar de tudo faria tudo outra vez...

    ResponderExcluir
  5. P.S.: Anninha, como se muda fundo do blog?

    ResponderExcluir
  6. Ai adoro ler seus posts!
    To aqui fazendo um artigo pra enviar pra um simposio de Alimentos que será aqui em Recife, em abril.
    Tenho que terminar dois experimentos da minha tese, que parecem não ter fim e tentar escrever os artigos! Esse mes pedí a meu chefe aqui na UFPE pra tirar uma licença pra poder colocar as coisas em dia! Vamos ver se consigo dá conta de todas as atividades até agosto. Pretendo defender esse troço até setembro! Nessa reta final, é poir que no inicio, agente sempre acha que tem mais a fazer e que nunca a coisa fica como agente queria.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Anninha, me responde por favor!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, desculpa!!!
    é assim:
    faça o login
    na barra de ferramentas, no topo da página clic em design (presta atennção é em azul e a letra é pequena!)
    clica em designer do modelo
    clica em plano de fundo
    aparece na tela preta um quadrinho com ofundo que vc está usanto no blog. do lado doquadrinho tem uma setinha, clica nela.
    vai aparecer um quadro com vários modelos, escolha um e clique em aplicar ao blog.
    PRONTO! tá feito
    Me diz se deu certo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Belo post... Espero que esse carnaval seja como o seu em 1990... Tô precisada! ;) bjokassssssss! =)

    ResponderExcluir