sexta-feira, 8 de abril de 2011

Digam-lhe que fui ali: Braga

No último dia 26, juntamos umas coisas e colocamos o pé na estrada. Era uma manhã chuvosa de sábado, que dava mais vontade de ficar na cama curtindoo calorzinho amigo do aquecedor. Já haviamos acertado a visita à Petronildo, que está cursando doutoramento na Universidade do Minho, e há muito eu estava protelando e deixando para depois. Mas, o tempo de pernanência dele está chegando ao final e não dava mais para adiar. Saimos cedinho, e para chegar namestação dos comboios, tive que ligar para o serviço de táxi, pois em Aveiro não costuma ter disponibilidade de táxi de manhã cedo. De Aveiro para Porto, caminho já conhecido. De Porto à Braga, mais uma hora, em uma caminho antigo, mas novo para nós. Chegamos ao meio dia, e cunhado já esparava por nós na estação. Em poucos minutos de caminhada, chegamos a esse pórtico:
 Entrada da cidade antiga, que mantém um patrimônio histórico impecável dos períodos da dominação romana e dos caminhos tortuosos do período medieval. O dia não estava particularmente favorável à passeios a pé, pois alternava chuva fina e chuva grossa com raros momentos de um solzinho tímido. Fomos almoçar no Pingo Doce (hipermercado âncora do shopping local), comemos calsones de presunto. Esqueça o presunto brasileiro, equivalente ao fiambre português. O presunto aqui é a perna do porco defumado. Muito gostoso, diferente. Luiza ficou meio desesperada, pois, a deixamos sentadinha guardando uma mesa, e demoramos  um pouco. Quando voltamos, ela estava com uma carinha de choro, e à noite, antes de dormir ela me confessou que pensava que haviamos fugido.
Os passeios à pé fizemos no outro dia, pois o tempo estava melhor. Da rua dos Peões, onde o cunhado está morando, e que ele mesmo graceja dizendo que saiu do Brasil mas não deixou de ser peão, passamos nessas Igrejas, aqui há muitas delas, não é à toa que Braga é a cidade dos bispos.

Luiza se divertiu bastante com o passeio. Aqui , ela acompanhava com o dedinho os paineis dos  Bispos, que fica ao lado da catedral da Sé, tentando ler em latim! 

Catedral da Sé, lindíssima!



A cidade é muito interessante, faz qualquer brasileiro se sentir um bebê de colo, diante de tanto tempo de história. Petronildo havia feito uma visita guiada logo que chegou à Braga, promovida pelo curso de arqueologia, mostrando dois roteiros: o Romano e o medieval. Ele cuidou em reproduzir parte do seu aprendizado ativo pontuando os caminhos, chamando atenção à uma muralha, de uma torre remanecente de um antigo castelo.




Paço da Reitoria da Universidade do Minho

Fomos almoçar no Frigideiras do Cantinho, um restaurante muito simpático e bastante movimentado, que tem um atrativo maravilhoso: o piso do estabelecimento é de vidro e abaixo dele encontram-se as ruínas de Bracara Augusta, cidade romana fundada pelo imperador Augusto em 400 a 300 a.C. Passei o tempo todo me lembrando de Ilda, ela iria adorar isso aqui! As fotos não ficaram boas, a minha máquina é uma "torradeira" e o reflexo do vidro atrapalhou um pouco, mas, fica o registro!

Ruínas de Bracara Augusta

 Foi um excelente passeio! além da cidade linda, Petronildo é uma figura incrível. Quando soube que ele viria para cá passar 6 meses, fiquei preocupada, pois ele é tão doentinho! Pois, acreditem: não há nem sinal da asma que o maltrata tanto no calor do Recife, ele está bem disposto e feliz com a experiência, apesar das saudades de suas três mulheres (esposa  e filhas) e do garotão (filho). Entremeada por sonoras gargalhadas, trocamos ideias sobre nossas investigações e impressões sobre Portugal e os portugueses. 


Aqui estamos nós! pedimos a uma transeunte que registrasse o momento.
Té a próxima viagem!
Fiquem com Deus. 

  

6 comentários:

  1. Que cidade linda!!!
    Eu tenho um sonho é fazer um curso de história da arte e poder visitar boa parte das principais cidades europeias, tipo viagem de 6 meses, larga tudo, sai de mochila nas costa e me sentir esse bebe de colo com toda a história que eu puder absorver...
    Que oportunidade unica você tem...

    ResponderExcluir
  2. Foi um belo passeio, muita arte e muita história. Mas eu só lhe peço uma coisa: não deixe Luiza sozinha, por mais obediente que ela seja, pois existem pessoas más em toda parte e a menina Madeleine não me sai do pensamento. Beijos pra vocês duas.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Ilma tem razão, em todo canto tem quem não respeita o direito dos outros e como sabemos que criança tem o dom da "prestidigitação", melhor não facilitar. Beijo! Ciao!

    ResponderExcluir
  4. A coitada, ela fica guardando a mesa, pois sempre temmuita gente nos lugares após as 13hs... Vcs tem razão. Gente doida tem em todo lugar! Mas, o que é prestidigitação?

    ResponderExcluir
  5. Nido gostou muito da sua visita! Ele adorou essa estada dele por estas terras Lusitanas!
    Aproveite vc tb!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu invento coisas, palavras, e no caso, sentidos, como Vilma, prestidigitação é a arte de sumir com coisas com os dedos , aquelas mágicas com cartas, bolas, dados e afins, mas eu digo que criança faz isso, e some nos deixando loucas...é isso!

    ResponderExcluir