sábado, 14 de maio de 2011

Casa

Estamos arrumando as coisas porque Tony chega na próxima segunda, vai ficar 40 dias conosco em terras portuguesas. Já pedimos  tantas coisas que eu acho que ele vai acabar pagando excesso de bagagem! E se o inspetor da alfâdega pedir para ele abrir a mala novamente, vai ter umas surpresas, e o meu amado companheiro vai ter muita criatividade para explicar o que é uma cuscuzeira, por quê está carregando roupas e sapatos de mulher e de menina. Tem que ter habilidade e bom humor para se explicar nestas situações, como da outra vez que ele vinha com Luiza e tinha dois abridores de lata na mala, e, que na hora que oinspetor mandou abrir os danados pularam no piso de granito. Explicações dadas e bagagem liberada, e os abridores estão ali quietinhos na nossa cozinha. Esses inspetores de alfândega devem ver cada coisa! imaginem as histórias de final de expediente.

Se pudesse, ele viria voando na casa como em"Up, altas aventuras". Mas, como não dá é preciso ficar com saudades da nossa casa brasileira, que ainda nem foi terminada. Viemos para cá e o acabamento da casa ficou para o retorno. Por dentro, ela está minimamente habitável, por fora, ainda em "preto" como diria mamãe.

As casas portuguesas são lindas! Eu observo três tendências: os casarões antigos e tradicionais, as casa mais atuais, mas ainda com telhados de telha vermelha, e as modernosas. Minha paixão, obviamente, é o primeiro grupo.

Essa casinha (!) fica em Ílhavo, cidade vizinha a Aveiro. Lembrou-me o Castelinho. A riqueza de detalhes da fachada é simplesmente a perfeição!



Me chama muito atenção os azulejos. São tantas estampas, cores e texturas, que nos enche os olhos! Há também um esforço deliberado em combinar bem as cores. Assim, as casas, além de bem cuidadas e mais resistentes ao frio e a umidade, ficam limpas e frecas!   Combina muito bem com o desenho amplo dos janelões.  









Esse casarão é a Casa de chá do parque Infante D. Pedro, nosso vizinho. Quando o proprietário decidiu fazer a doação do terreno para a construção do jardim público, a esposa dele exigiu que construísse um local para que as senhoras pudessem se divertir e conversar nos finais de tarde. Foi feita a vontade da patroa, mas, infelizmente, hoje a casa de chá está desativada. No painel de zulejo há uma imagem de Santo Antonio com o Menino Jesus.




Gosto muito das casas pequeninas, são todas muito bem cuidadase a rua parece um cenário de bonecas. Essa fica no Largo Comendador Queiroz. Há outras áreas com o mesmo tipo de casario miudinho e asseado.  



As ruas estreitas e curvas proporcionam um sombreado
sossegado. Percebam que algumas construções estão modernizadas, com janelas em vidro temperado. Mas, no geral, não destoam muito do conjunto. Gosto dessa rua, é bem pertinho da nossa casa, me lembra muito Olinda, sendo que nem de perto alcança a altura das ladeiras da Velha Marim.

Eu e Luiza nos prometemos que vamos fazer uma série de fotografias das casas e ruas que mais gostamos. Talvez nas férias de verão. Minha preferência são essas ruas pavimentadas em pedra, cheias de história. Me põem a imaginar a vida aqui há 300, 400 anos atrás.  

Té manhã, fiquem com Deus!



4 comentários:

  1. A casa que eu achei mais linda dessas todas foi a do Infante D. Pedro, adorei mesmo. Se eu pudesse só morava numa casa assim: bem fresca, com um alpendre do lado, telhado de quatro lados, um jardim cheio de rosas, com cadeirinhas brancas, um pomar, e só! Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  2. Fala Anna, Tony chega amanhã é? to achando que tem gente que não vai conseguir dormir hj de ansiedade não é?
    aproveite os 40 dias juntos de vocês e cuidado para não querer matar a saudade demais e esquecer de estudar. ahahahaha
    Abraços e tudo de bom p vcs

    ResponderExcluir
  3. Oi, gente!
    esse terraço do casarão é tudo de bom... pena que está abandonado.Aliás, tem muito casarão abandonado por aqui, dá pena...
    ih, Guga,o perigo é grande mas a pressão é maior, pois no meio do caminho tem uma qualificação. Bjo, teu menino é lindo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei mais da casa de Ilhavo. Tem uma cara de mal assombrada mais é muito charmosa. Saudades!

    ResponderExcluir