quinta-feira, 19 de maio de 2011

etapas

Pode parecer coisa de administrador, mas, desde Taylor que organizar as coisas por etapas tem dado certo. Além de construir uma coisinha por vez, não enlouquecemos querendo fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Isso nunca deu certo, e por mais brasileiro que seja o comportamento de deixar tudo para a última hora, tenho tentado me livrar desse traço cultural que só faz com que queimemos mais neurônios do que o necessário.

Nestes dias tenho corrido um bocado para fazer a primeira versão apresentável do projeto de tese. Como falei aqui, andei travada para poder começar, e nada como um prazo estabelecido para forçar a produção. Sempre dá certo. Apesar do Orientador ter dito "não se preocupe, vai dar tempo", eu já estava para lá de agoniada com o estica e puxa dos primeiros momentos. Finalmente, tive que construir alguma coisa, pois era necessário encaminhar alguma coisa para o co-orientador, que é nada mais, nada menos do que o patrão. Pois bem, eu confesso: estava com o coração na mão, pois o patrão tem uma canetinha virtual afiada, parece uma peixeira daquelas de meio de feira. Ademais, os caras aqui não são de brincadeira: o nível é esse e o candidato que se rebole para alcançar. Nada mais certo, se não fosse assim, a Escola não teria nível de excelência (a única de Portugal que consegue essa classificação na área).  A semana passada eu estava parecendo uma mutação: mulher-cadeira-computador. Acabei mandando a primeira versão aos mestres na sexta à noite e fui cuidar de um servicinho inevitável para a AESGA. A equação ficou completa assim: Servicinho + preparativos para chegada de Tony + uma virose danada que peguei com Luiza ocuparam meus dias de uma forma que nem percebi que hoje de manhã era a minha audiência com os dois professores. Só comecei a passar mau quando avistei o patrão sentadinho à sua mesa, com um sorriso azul nos olhos.

Resumindo: houveram correções, claro. E algumas perguntas para esclarecer pontos ainda obscuros. Conselhos de mudança e adaptações no cronograma muito verdinho.  Mas, a desgraça que eu temia (graças à Deus) não aconteceu. Os olhos experientes do patrão e os olhos argutos do orientador revisaram, viraram e puxaram. Ainda falta muita coisa, pois essa versão é light, são necessários aprofundamentos. A vantagem desse momento é a pontinha de tranquilidade que me dá saber que tem esses dois me olhando.  Para mim, a primeira tarefa da primeira etapa foi cumprida. Vamos ao resto, que não é pouco. Mas, o caminho se faz ao caminhar, um passo de cada vez. 

Foi também quando vivi entre os administradores que aprendi que é necessário um estado de alerta para se manter no mercado. Relaxar e achar que está tudo bom demais não é bom negócio para ninguém, pois nada é tão bom que não possa melhorar. Portanto, "deixemos de coisa e cuidemos da vida", até porque para mim hoje já é amanhã e eu tenho outras tarefas a cumprir.

Saudades de hoje: Dos meus alunos do TCC da FDG. Nunca eu me senti tão próxima deles quanto agora.

Té manhã. Fiquem com Deus!

8 comentários:

  1. Ainda bem que deu tudo certo com sua primeira prova de fogo. A minha será dia 30 de junho (qualificação) e ainda estou as voltas com os experimentos que teimam em nunca dá certo. Na parte introdutória da revisão da literatura tudo já está bem encaminhado. Falta revisar as referencias bibliográficas. Numa primeira lista percebi que comi nada menos que 86 referencias.Vou penar pra encontrar as benditas ref. completas.
    Que bom que Tony foi lhe ajudar nas tarefas domésticas pra vc ficar mais livre pra pesquisa.
    Bos sorte sempre...

    ResponderExcluir
  2. Sou eu vilma!
    sei não quem é Thrown!

    ResponderExcluir
  3. Mas, foi só a primeira correção, Vilma.Eu é que sou dramática e agoniada! Ainda falta tanto para a qualificação!! Tu usas o EndNote? é uma mão na roda. Petronildo tem!

    ResponderExcluir
  4. não uso ednote porque to usando cerca de 300 artigos pra escrever a minha qualificação. Eu teria que cadastrar todas essas refs e aí perderia muito tempo. vou ver se pra tese uso esse trem.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu sei muito como é isso, e vc está sentindo na pele multiplicado por 1000 o que eu passei no meu pobre trabalho que vc me ajudou... Torço para que dê tudo certo, e sei que vai dar. Mas, arranje um tempinho para o maridão, ele tem tanta boa vontade em te apoiar. Bjo, Ciao!

    ResponderExcluir
  6. Faz mesmo, Vilma. Vc gastará um tempinho para cadastrar, mas, o que vai economizar de tempo para fazer as referências, sem correr o risco de omitir nenhuma, é um presente santo!
    Tem toda razão, Mahria, eu estudo enquanto ele está ali, dormindo! Bjoooo!

    ResponderExcluir
  7. Eita Anna, ta do outro lado da moeda não é? ahahhahaha
    é aguniante mesmo.
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Existem coisas com as quais a gente se acostuma facilmente, outras não vamos nos acostumar nunca, e ai o jeito é ir levando. Beijos e saudades.

    ResponderExcluir