terça-feira, 21 de junho de 2011

Fim de ano

Vocês podem estar pensando que eu estou doida, ou melhor, mais doida do que o usual. Mas, alguns fatores me levam a pensar que estamos no final do ano e não, na metade. Na SIC está passando Ti-ti-ti. Acompanhamos religiosamente, pois é na hora que Luiza chega da escola e estamos atrranjando o jantar, apesar da noite só cair às 21h20. Aliás, hoje é o primeiro dia do verão. Na citada novela global, estão comemorando natal e ano novo, e, acostumada a exibição brasileira, onde a novela acompanha o calendário festivo atual, fico meio perdida, achando que é natal. Mas, não é só isso. Além do verão e o nosso natal brasileiro é no calorão, o ano letivo termina essa semana, e as crianças estão animadíssimas para as férias.

Esta passagem de 2010-2011 foi bem diferente para nós. Luiza concluiu o segundo ano no Diocesano em dezembro de 2010, e quando aqui chegou, curtiu apenas o recesso de natal (do dia 22 de dezembro à 02 de janeiro) e já e mendou no ano letivo europeu, que é de setembro à julho. Como já contei, preferi matricula-la novamente no segundo ano, pois ela tem apenas 7 ano. Como enfrentaria um processo de adaptação, não sabíamos como reagiria a mudança, preferimos optar pela faixa etária, e não pela escolarização concluída. Para isso, precisei assinar um termo de responsabilidade, onde declarava que porminha livre escolha e responsabilidade que matriculava a menina no mesmo ano que havia concluido no Brasil. Não me arrependi, e deu tudo certo. Luiza se integrou, participa bem, tem um rendimento muito bom. Está uma luso-nordestina, e vive corrigindo o meu vocabulário de cá. Naverdade, adaptou-se melhor do que eu, que ainda sofro com o estranhamento da cultura local. O mundo adulto é mais difícil que o infantil. 

Pois bem, agora ela está nos últimos dias de aula. Semana passada houve a apresentação da disciplina "Artes e Palco", com o Prof. Ivo Prata. Ela ama esse rapaz, vai até fazer um curso de férias no Conservatório, que fica bem pertinho da nossa casa. As crianças se prepararam e ensaiaram com afinco durante todo o ano e estavam muito ansiosas para  o espetáculo "O Cuquedo", que  foi apresentado no Pavilhão Beira Mar, um clube como a AABB.
Luiza, de Girafa, com o pai orgulhoso! 
Luiza fez parte da manada das girafas. As máscaras foi pintada por elas mesma, eu só ajudei nas manchas, quando ela já reclamava da "mão doendo de pintar". Ficou bem feitinha. No dia, arrumamos os cabelos, pintei-lhe as unhas de laranja, e vesti-lhe a camiseta amarela e a calça preta, um "fato (terno) de girafa". Chegamos às 14hs, Luiza estava nervosissima. Só relaxou quando encontrou o colega Angelo, cujo pai só falava em chinês com o menino, língua materna, obviamente. Deixamos-a lá, e voltamos mais tarde para o espetáculo. Quando chegamos, muitos pais, tios e avós estavam na frente do prédio, aguardado. Como as crianças ainda ensaiavam, o sportões não haviam aberto. Esperamos. Atrasou. Esperamos mais. Quando já dava mais de  de espera, sem que NINGUÉM reclamasse, abriram os portões, e entramos ordeiramente. Nenhuma correria, nenhuma cavalada. Povo educado, a gente acaba se educando também!

Na apresentação, 180 crianças de quatro escolas  em cena. Os professores são competentíssimos e os meninos portam-se muito bem, obedecem, não ficam correndo e gritando como loucos. Foi rápido, mas muito bonito. E os miúdos se divertiram muito. Na saída é que houve um pequeno stress pois fomos para um portão resgatar as crianças, e estavam entregando os meninos em outro portão, e por "manadas". Tony entrou na quadra e foi buscar a nossa girafinha. 

Nesses últimos dias, eles fizeram  diversas atividades diferentes: pesquisaram azulejos, fizeram bolinhos de salame (nem pense que é aquele salame que conhecemos. São bolinhos doces, cuja massa é de bolacha maria, chocolate e côco. Nem me pergunte porque é salame). Amanhã será a festa de despedida, quando vão apresentar o teatro das 5 amigas. Estão todos eufóricos com as férias.

E eu, apreensiva. Vou ter que arranjar coisas para ocupá-la e diverti-la com orçamento reduzido, ao mesmo tempo que cuido da defesa do projeto do doutoramento (que será em julho), e, se tudo der certo, iniciar os trabalhos da tese. E o artigo com o Orientador. E o artigo com Giane. Chega. É muita coisa, se começar a pensar agora, enlouquece, e não faz nada. 

Mas, férias é bom, pois até o nome é feliz.
Quem está de férias de inverno ou verão, aproveite!!!  
Témanhã, fiquem com Deus.
             
   

Um comentário:

  1. ...sem palavras além de obrigado e felicidades! Espero poder continuar a desenvolver um bom trabalho junto da Ana Luíza e de outros meninos e meninas. Força para a tese e para as férias! beijinhos! ivo.

    ResponderExcluir