quinta-feira, 7 de julho de 2011

Organizando os arquivos: as fotos de trabalho

Há muito tempo precisava fazer uma arrumação nos arquivos dos computadores. Como gavetas, armários e demais lugares projetados para esconder coisas, periodicamente precisamos verificar os arquivos para classificar o que deve permanecer e o que pode ser enviado para o arquivo morto ou para reciclagem. O Feng Shui ensina que se não retiramos do armário aquelas peças que não usamos, por diversas razões, o guarda-roupas (ou guarda-fatos) não se renova.

Fiz uma busca no João, nosso pequeno netebook que me acompanhou nesta primeira etapa da saga portuguesa. O coitado do João (chama-se assim em homenagem aos marcadores de Garrincha e a música "O futebol", de Chico Buarque: "Para cruzar com algum João na lateral..."), ao ser ligado mastigava, mastigava e sempre dava: NÃO RESPONDENDO. O coitado estava realmente muito cheio. Providenciamos um notebook, atendendo aos apelos de Francislê, que me advertia que um netbook não aguenta uma tese. Ou eu providenciava um computador com maior capacidade com um ecrã maior, ou estaria fadada ao final do curso ser uma PNE (Portador de Necessidades Especiais). Chamo-o carinhosamente de Garantido, o Boi vermelho de Parentins. Com esse staff de máquinas, as coisas ficam mais organizadas.

O caos estava no pen drive (aqui em dizem "a pen", no feminino). Tinha coisa do arco da velha, lista de notas do tempo do curso de turismo! Artigos do tempo do ronca para a Metodologia do Ensino Superior, atividades para o primeiro período de Direito. Tudo isso pode ser descartado, pois, como o tempo não pára, o conhecimento é dinâmico e a cada dia novas ideias são difundidas. Não dá para ficar com o texto antigo, esperando que ele seja usado, como aqueles nossos antigos professores que repetiam todo ano o mesmo material, até os grampos ficarem enferrujados!    

Mas, um arquivo me surpreendeu: as fotografias de trabalho! elas registram as pessoas com quem tive e tenho o prazer de trabalhar e conviver.
grupo do curso de Administração em Empreendimentos Turísticos. O de chapéu de Crocodilo Dandee é Zé Carlos!
Uma visita técnica com a turma do curso de turismo...ao Horto de Dois Irmãos, no Recife! Mas que ideia foi essa, de colocar um grupo de adultos num autocarro (cedido pela prefeitura de Caetés, arranjado por Vando Pontes, claro!) e fazer uma passeio de criança? Mas, foi inesquecível, como essa foto que o Paulo Roberto fez de um leão no zoo do Recife! Aprendemos e nos divertimos muito.

O leão do zoo do Recife. Foto do Paulo Roberto, o cozinheiro cearense!

Ou esse café da manhã na estrada. Animadíssimo!

Essas meninas lindas!

  Ou essa visita a um museu em Garanhuns, com o grupo de Administração.

Turma de Administração. Visita a Galeria do Prof. Josevaldo, em Garanhuns. 

As fotografias são registros maravilhosos de momentos que não tem mais retorno. Algumas nos fazem dar risadas. Como tivemos coragem de usar esse cabelo, e aquela roupa? Cumprindo a minha vocação de paparazzo do bem, fiz essas fotos da primeira colação de grau da FDG:
Adriana, Hugo (formando), Eliane, Orlando (formando) e Márcio
Ou dessa última capacitação que participei, antes de vir parar em terras portuguesas:

Grupo sui generis: Adriana (profa de Inglês), Silvia Renata (Profa, Direito penal), Miguel (Prof. Administração da produção) e Diego (Prof. Direito do trabalho)


De perfil: Meu querido amigo Gustavo, Adriano Senna (pense num cara gente fina) e Miguel (de novo!)
Companheiros de trabalho, professores e alunos que, cada um a sua maneira, tem um lugarzinho especial no meu HD afetivo. São pessoas maravilhosas que convivi durante um período, com os quais concordei e discordei, que me ensinaram informalmente. Esses arquivos ficam, eternizados em papel e em acessíveis em meio eletrônico para que no futuro, meus trinetos se divirtam com o nosso modo antigo de ser, aprender e trabalhar.

Lindas, minhas queridas amigas!

Saudades de hoje: Nem precisa dizer, né?

Té manhã, fiquem com Deus!  


7 comentários:

  1. olá, faz muito tempo que postei um comentário mas não deixo de acompanhar as noticias de uma brasileira em terras portuguesas, estive atarefado com meu projeto de pesquisa pra monografia que ficou horrivel! kkk mas vai melhorar conto com DEUS pra me ajudar!!!
    gostaria de saber o que você vê na tv nas horas vagas, sou maniaco televisivo e sei que o povo portugues é bem diferente do brasileiro que passa horas, pra não dizer o dia todo em frente a tv! te mais!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tb gosto de netbook, queria comprar um desses! Nido não deixou de forma nenhuma. Disse que esses minis sao para as crianças e adolescentes brincarem . Acho o mini melhor de transportar, fácil de colocar na bolsa e pronto, já os notbooks sao muito pesados e ainda tem os ladrões, doidinho pra levar de um desavisado. Acabei comprando o notbook mesmo, mas de vez em qdo pego o net de Cecilia pra ver besteira.
    Tenho que fazer uma faxina dessas, meu computador tem tanta tranqueira que eu nem imagino.
    Hj to com uma preguiça daquelas.Fico só vendo besteira na net.
    To tb aqui classificando uns resultados para terminar um artigo. e haja serviço. Vc não viu da missa um terço. Projeto é muito light depois vc vai ver como dá trabalho juntar resultados e discutir.
    Daqui a pouco vou me embora. bjocas pra vc, para Lu e pra Francislê tb, diga que estou com saudades!
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eita Anna, como fiquei serio nessa foto, ainda bem a barba tava bem feita! ahahahha
    novinha suas fotos hein? a 1ª turma de turismo da AESGA.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, gente!
    serísssimo, Guga, nem parece você!!!! Essa foto, acho que é da terceira turma de Turismo... A turma de Vando Pontes & cia. Tudo boa gente. A primeira turma era a de Fernando Henrique, a segunda a de Cleide e Ivonita. Interessante como a gente marca a turma pelos alunos... Saudade grande.
    Prometo um post sobre TV, Danilo, assim que tiver umas ideias a respeito... ultimamente, aqui em casa só dá Disney Chanel e TV Panda, pois Luiza está de férias!
    Ai, Vilma, tá chegando o dia da qualificação, está me dando um nervosooooo!
    Beijos calorosos de verão!

    ResponderExcluir
  7. Achei a foto do leão digna de um rei, ele até fez pose! Antigamente a gente rasgava papel, agora é só deletar, eita modernidade! Beijos e saudades.

    ResponderExcluir