quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Gosto ou não gosto?

Já passa de um ano que estamos em terras portuguesas. E nestes últimos dias, aproveitando as férias de natal de Ana Luiza e que Tony já está recuperado da travessia do Oceano e do hemisfério - é, porque não é fácil viver 3 invernos no ano, provações desse meu casamento, que o meu amado tem suportado heroica e bravamente: saiu daqui em janeiro, no inverno. Voltou em Maio, e retornou em junho, que é inverno no Hemisfério sul. E agora, já está todo paramentado de novo em terras portuguesas para mais um inverno - e fomos dá um passeio em Portugal. No caminho de volta, à bordo de um autocarro à 80 km/h apesar da estrada impecável, pensava no que já aprendi nesses quase  390 dias neste lado do mundo. E fiz uma pequena lista das coisas que gosto, do que estou me acostumando ainda, e do que definitivamente (ainda!) não dá para ser feliz:

Coisas que ODEIO, apesar de todo o esforço:

1.Ovos moles. É o doce típico de Aveiro, famosíssimo, mas, desculpem lá, não dá para mim. Acho que o defeito é do meu paladar, já que não gosto de gema de ovo em qualquer que seja a situação.
2. Moedas de 1 cêntimo. São pequenas, não dá para comprar nada, e só dá para cair da carteira. Chatíssimas.
3. Frio com chuva. Só o frio é suportável, mas a chuva...
4. Ter que vestir 300 roupas de inverno para levar Luiza à escola que fica do outro lado da rua. O mesmo serve para ir à padaria.   
5. IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado). Pior do que esse imposto que se paga quando se compra ou consome qualquer produto ou serviço, é quando uso o cartão de crédito brasileiro e danço com o IOF. É para se lascar.
6. A narração do futebol. É impossível assistir umjoguinho... Os narradores conversam demais e quando é gol, parece mais que foi lateral de tão desanimado.  

Coisas que NÃO GOSTO, mas é o jeito e acabo me acostumando.

1. Guarda-chuva, botas e casacos pesados, nesta ordem.
2. Amanhecer às 7hs.
3. Ter que explicar aos pais dos colegas de Luiza porque o pai dela mora no Brasil e nós aqui. Sempre me olham como se eu fosse um E.T. ao final da explicação.
4.   O humor contido dos portugueses. Às vezes é dificil entender um povo que não gargalha. E isso me dá uma saudade enorme da AESGA. E de Josi.

Coisa que eu GOSTO, quase ADORO.

1. As Bibliotecas da UA e os seus atendentes simpáticos e eficientes. Engraçado como eles sussuram e sorriem. Parece que estão contando um segredo divertido.
2.Quando dizem "eh, pá!" Acho lindo. Dá vontade de ficar abusando só para ouvi-los nessa típica interjeição.
3.A organização do trânsito e a educação das crianças.
4. Comboios. Sempre estão no horário.
5. Água quente na pia de lavar louça. 
6. A internet. Mesmo os serviços mais básicos são de extrema qualidade.
7. Lisboa, que é Recife sem calor e sem ladrão.
8. As paisagens de Sintra, quadros pintados pelas mãos de Deus. Essa foto ai foi feita com a Torradeira, que continua firme e forte.

Volta do Duche, Sintra, Portugal

9. Pastel de nata (Conhecido no Brasil como Pastel de Belém) com café expresso. Só juntos são tão gostosos.  
10. Três ou quatro professores da UA. Figuras interessantes, inteligentíssimas e, sobretudo, simples. Seres humanos especiais que levarei comigo para onde quer que eu vá.

Cada dia vivido é um novo aprendizado. Somos felizes por esta oportunidade de viver o mundo da perspectiva do "irmão mais velho". 

Té amanhã, fiquem com Deus. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário