domingo, 1 de abril de 2012

Férias de páscoa

Estamos em meio às férias de páscoa. Conforme já comentei o ano passado, as férias de páscoa são duas semanas que inclui a semana santa em que as escolas da educação básica dão uma pausa no trabalho com as crianças e voltam-se para avaliação das ações educativas com vistas a concluir o ano letivo, que vai até junho. Há também uma semana de descanso para os professores, o que resulta em um rendimento melhor, pois, ninguém venha me dizer que torear 25 a 30 crianças em uma sala de aula em horário integral é bobagem, porque não é. É preciso muita criatividade, paciência e conhecimento pedagógico para que as coisas funcionem da melhor maneira possível.

Em 2011, nosso primeiro ano inteiro em terras portuguesas, foi um aprendizado em tempo integral, pois, não sabíamos como as coisas funcionavam. As férias de páscoa do ano passado me pegaram de calças curtas, e levei Luiza até para a aula no doutoramento. Ela portou-se até bem, mas no final do primeiro horário, compartilhou comigo a sua reflexão sobre a minha aula: "mãe, esta tua aula é muito chata. Só fica estes homens falando e vocês não fazem nada. Nem pintam, nem desenham, nem fazem contas. A minha escola é melhor do que a tua." Tive que avisar ao professor que não retornaria à tarde, pois Luiza não aguentaria ficar o dia inteiro. Além disto, tive que arranjar atividades para ocupá-la durante duas semanas, o que não foi nada fácil, principalmente por ter que conciliar as atividades dela com as minhas. Além disso, o custo do lazer na Europa é alto, principalmente para os bolsos cuja fonte pagadora é em Real. O câmbio é sempre cruel, e em 2011 era pior do que 2012, pois 1 euro equivalia a 2,66 reais. Hoje estamos um pouco melhor, com câmbio a 2,35 ou 2,40. Talvez este seja o lado bom (para nós, estrangeiros) da crise. 

Portanto, a experiência é tudo. Este ano, inscrevia-a no programa de férias de páscoa Todos com a Ciência. O panfleto chegou-nos via escola, pois a professora do programa é também a professora de ciências experimentais que Luiza frequenta na escola às quartas-feiras. Com o apoio do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, as atividades de ciência lúdica, fundamentadas na química e física do cotidiano ocupariam a primeira semana das férias de páscoa. Assim, tivemos os meninos em segurança na Escola João Afonso de Aveiro, na excelente monitoria dos professores Izabel e Manuel, dois jovens muito animados e muito competentes, que desenvolveram estas atividades:


Foram atividades de investigação, experiências e muita prática. Fizeram pega-monstro, desenho invisível, bolo e gelado (sorvete), criaram brinquedos e investigaram um mistério fictício de um roubo.  Havia também tempo livre para brincadeiras ao ar livre e um pátio enorme e seguro. Tudo  muito bem planejado para divertir e aprender, por 55 euros, incluindo almoço e lanches da manhã e da tarde.
Havia o risco de que Luiza não gostasse das atividades, não se adaptasse ao grupo. Mas, felizmente, as habilidades sociais da pequena estão bem trabalhadas. Além da professora já conhecida, reencontrou alguns colegas da  Escola da Glória, um colega de turma e fez novas amiguinhas. Quando chegava para buscá-la às 17h30 ela sempre estava brincando com as duas Margaridas e as duas Marias, meninas lindas com os nomes iguais. Reencontramos o Shan, um chinesinho muito levado, que frequentou o Artes e Palco no verão, no último mês de julho. Assim, a semana passou rápida e divertida, e, das 9 e pouquinho às 17 horas eu podia cuidar das minhas coisas. Consegui analisar e escrever um relatório de dados quase todo, faltou pouco para concluir. Confesso que no primeiro dia, fiquei apreensiva. Quando disse a ela que fiquei preocupada, ela declarou: "Pois, mãe, eu nem me lembrei de tu!" Coisa de mãe, isto de se preocupar se o filho está bem, enquanto eles não estão nas tintas (nem aí, na linguagem popular portuguesa) para nós.

Estas atividades ocupam bem o espaço daquele tempo em que gastávamos o nosso tempo livre bincando na rua. Hoje em dia não é mais possível nem naquele interior onde cresci. A criminalidade assutadora, a violência urbana não permite que deixemos os nossos filhos nem no passeio (calçada) longe de nossos olhos, quanto mais virar longas horas brincando com a molecada da rua. Cá, em Portugal, não se vê crianças sozinhas ou em pequenos grupos zanzando na rua. Empregados doméstico na Europa, só se o sujeito for muito rico, pois eles são caríssimos e não há o velho jeitinho brasileiro como fazemos com as meninas que trabalham conosco. As nossas secretárias do lar são um luxo impensável e impossível no universo europeu. Assim, o jeito é ocupar os meninos nestes programas de férias, o que é bem interessante, pois eles aprendem muito enquanto se divertem.

Para esta semana, vamos ficar as duas procurando boas oportunidades de diversão, enquanto me equilibro na corda bamba das atividades de mãe-estudante de pós graduação.

Boa semana,
Até amanhã, fiquem com Deus.     

3 comentários:

  1. as ferias é uma etapa muito dificil de conciliar com o trabalho dos pais! as de julho sao as piores!
    Aqui em Recife sempre tem essas colonias de ferias que vc citou no texto. Mas é caro! e como temos empregada domestica e pagamos todas as obrigações legais(o que é muito difícil, manter duas despesas!) O custo de um empregado domestico aqui chega a custar quase 1000,00, é muito dinheiro! Aí deixo as crianças em casa e só saio aos fins de semana!
    Nosso feriado de pascoa tb será assim. Tentarei leva-los ao cinema e as brincadeiras no shopping!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Vilma, manter doméstica é uma dureza...Para quem trabalha à noite é um mal necessário, embora tuas meninas já estejam bem crescidas e com condições de te dar uma força com o menorzinho. Aqui, como não há condições de pagar alguém, nem esse "alguém" existe, o jeito é ir levando da maneira que dá. Diferente dos EUA que tem aquela menina que ganha um dinheiro cuidando dos filhos alheios, por aqui, parece-me, que ela também não existe. Então, essas atividades são a salvação da lavoura, embora Lulis, no geral, se porte bem. O dificil é cortar o racicínio da escrita ou da leitura e ir procurar um boneco que foi aparentemente abdusido pelos ETs! Saudades de tu! Beijos!

      Excluir
  2. Bjo tb!
    Quando vens por cá!? avisa!

    ResponderExcluir