sábado, 29 de dezembro de 2012

Finish 2012!

Pronto. Faltam apenas dois dias e meio para terminar 2012. Cá já  são quase meio-dia. Então, a metade de 29 já se foi... Acho bacana essa coisa de terminar calendário pois dá a impressão de que estamos fechando um ciclo e iniciando uma nova fase. Mas, a realidade nos mostra um continuar de lutas quotidianas, que se seguem até chegar o nosso dia do "game over" nessa existência. Há gente que entristece nessa época do ano, nostalgias do que já passou ou lamento por não ter aproveitado? De qualquer forma, sempre me recordo de minha querida Edna Maria e suas reflexões de fim de ano. Pensando em voz alta e partilhando comigo suas expectativas e angústias, a amiga me ensinou a pensar o tempo através do ponto de vista do planeamento.Aprendi com ela que o tempo é para  ser   vivido, mas nunca desperdiçado. Trace seus objetivos e faça um pouco a cada dia, assim, o que são apenas sonhos  se concretizarão na realidade. Não por força e obra do acaso, mas, pela seu esforço e seu trabalho. Nada cai do céu, exceto caca de pombo. Até para do céu cair chuva é indispensável o ciclo hidrológico. Não existe almoço grátis. É preciso perseverança para atingir objetivos. Parece conversa mole de auto-ajuda, mas, vá lá: é a mais pura verdade.

Não vou fazer uma retrospectiva da minha vida, pois quem me acompanha por aqui já conhece bem cada passo. Minha vida pode não ser um livro aberto, mas é um box de blog. Em 58 posts, contei tudo que vi e que vivi. Andei até falando um pouco demais, incluindo os grunhidos no Facebook. Portanto, a minha reflexão é acerca da vida dos outros, através dos retalhos que tenho apreendido à distância. Este ano ficará marcado na vida de muita gente querida, seja como início de uma nova fase, fechamento de ciclo ou do prosseguir bravamente em  lutas cotidianas. 

Vejam se não tenho mil razões para sorrir por ciclos que se iniciam: 

O Kefi Saladas de Gustavo, o homem que virou salada, virou restaurante. Tenho a plena certeza que, com o talento que o garoto tem,  em anos perderemos um grande professor para ganhar um chef a tempo inteiro. O Kefi vai ser uma cadeia de restaurantes em menos de 10 anos. Fernanda Feitoza, que estudou comigo no terceirão na FDG, se encontrou como Tia Nanda e agora dedica-se aos bolos e doces, onde descobriu maior satisfação que no Direito.  Tony irá começar no mundo como Procurador adjunto, e Cristiano Lessa como Procurador de São Bento do Una. Fico inchada de orgulho desses meninos. Ana Paula passou em um excelente concurso, vai começar a trabalhar em seu primeiro emprego público efetivo em 2013. Bons ventos que trouxe o prêmio pela dedicação também soprou para Ilda, que publicou seus livros e autografou-os na Bienal. Gabriela e Rogério estão na reta final de construção da casa e Reinaldo comprou uma casa. Nasceu Ana, a princesinha do Sidclay. Anne Karol, depois da tragédia que viveu, nos brinda com lindas imagens de sua princesinha nos braços, cumprindo o ciclo do renascer a cada dia. Adriana Moreira aumentou a família e Jaqueline Gundes esta a começar a família. São bons começos, que trarão ainda mais alegrias.

Alguns ciclos se fecharam, e por isso, abrem-se novas possibilidades: Vilma terminou o doutoramento, Izabel concluiu enfermagem e Fátima Kanitar voltou para o Brasil. Eliane concluiu o seu brilhante trabalho na AESGA e encara seguidamente um novo desafio de prover políticas públicas para mulheres. Enfim, a questão de gênero em Garanhuns pode deixar de ser apenas "conversa de mulherzinha". Com isso, Giane assume a Autarquia, e um novo ciclo se abre. Lá na cidade, termina um governo desastroso e inicia-se um novo exercício, repleto de expectativas. Enquanto brasileiros, acompanhamos o fechamento de ciclo de duas personalidades sui generis: Oscar Niemyer e D. Canô encerraram sua participação neste mundo. Com o primeiro, o mundo se encantou com a beleza das linhas curvas e com a segunda aprendemos a valorizar a obra maior da humanidade: criar filhos com competência. Para além da fama, D. Canô nos legou pérolas de sua sabedoria, lapidada ao longo de 105 anos. Uma delas, virou meu bordão desse final de ano:


Com as pinturas de Luiza, o cartaz está colado na parede, bem aqui do meu lado, acima da mesa de fazer tudo. E olhe que D. Canô teve know how para dá esse aconselho! é preciso respeitar os 105 de vida lúcida dessa mulher fantástica, que dizia "Meus filhos têm a fama, mas a estrela é minha".

Em Portugal aprendi que a virada do ano é apenas um dia. Depois, no dia 02 ou 03, tudo volta a sua continuidade. O ano letivo não começa depois do carnaval e as férias ainda estão longe. Luiza vai firme e forte como finalista do quarto ano, tão sabida que faz medo. Nas lutas quotidianas, seguimos enfrentando nossas batalhas, pois o virar das folhas do calendário não resolve problemas, não define situações. Minha amiga Thayze, vítima de um equívoco científico teve tempo para medir e pesar o que realmente vale a pena nessa vida. Percebo-a hoje mais leve, menos carregada de preocupações e responsabilidades. Às vezes é necessário a ameaça a vida para que demos um freio de arrumação e admitamos que o "tenho que" também é uma escolha. Na pior das hipóteses é melhor fazer como Clodoaldo: esperou o dia inteiro para fazer a tomografia, e só foi chamado para "entrar na máquina" na hora da Gabriela. Perder o último capítulo? De jeito nenhum! E sentou toda a equipa médica para assistir o último capítulo do ramake da eterna novela de Sônia Braga. Eu por mim, vou prosseguindo, consciente que estou na reta final dessa etapa.  Prometi voltar em finais de junho, depois de levar minha sogra à Fátima. Para isso, estou a tempo inteiro grudada em artigos e dados para concluir até lá essa bendita  tese. Vamos conseguir nem que para isso tenhamos que enfrentar o nosso "arroz unidos venceremos" de cada dia. Vivo em uma contradição: Junho é perto demais para fazer o que eu preciso, e longe para voltar para quem eu quero. Mas, é assim. Se fizermos um pouco a cada dia, construímos um muito no final dos meses.

Neste final de ano não estamos sós, como alguns pensam. Eu sei que você está ai, algures no mundo, a ler essas "mal traçadas linhas". E isso me alegra mais do que me envaidece. Estamos todos juntos, e assim continuaremos enquanto Deus permitir e o nosso "game over" não chegar. E não estamos com nenhuma pressa!

Um excelente 2013 para todos nós.
Até o ano que vem, fiquem com Deus.  

     

6 comentários:

  1. Que lindo Anninha! Estamos todos aqui na luta e esperando por vocês logo mais em junho! Adorei seu post, admiro muito as pessoas que você citou, mas uma em especial é o primo Clodoaldo, que mesmo muito doente, ainda tem um senso de humor invejável, é uma grande figura. Beijos pra você e Luiza e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primo é uma figura incrível, Ilma. Ainda ontem estava na estrada, indo ao aniversário da avó da esposa: a jovem estava a completar 103 anos! Mesmo com todos os problemas de saúde que enfrenta, ainda faz parte de uma ONG de apoio aos portadores de CA e suas famílias, trabaçha para Jesus na Igreja de São Sebastião e toma conta da neta. Esse ano ele inventou de fazer doutorado em Educação para o empreendedorismo. Me diga, temos o direito de fazer cara feia com um exemplo desses? Beijinhos!

      Excluir
  2. Feliz 2013! :)

    (sempre admirando seus escritos, acho que sou seu fã numero 1 kk)

    ResponderExcluir
  3. Own!!!!!!!!!!!!!! obrigado pela citação! minha defesa foi em 15 de dezembro de 2011, quase 2012!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi? é porque é tanta coisa, que acabou entrando na contabilidade feliz de 2012! Beijinhos!

      Excluir