domingo, 27 de outubro de 2013

bolsa, pra quê te quero?!

Outro dia, me queixava duma dor no ombro que descia pelas costas. Coisa incômoda, especialmente para mim que sempre me gabei que era praticamente invertebrada. Nunca tivera dor nas costas de qualquer espécie. Meus problemas ósseos e articulares sempre foram dos joelhos abaixo. Porém os quarenta não perdoam. E de uns tempos pra cá tenho sentido dores nas costas. É o peso da idade, somatizado com os surpreendentes acontecimentos de todos os dias, quando se trabalha em coordenação de ensino superior. É tanta surpresa que acabamos por nos surpreender quando atravessamos um dia sem sobressaltos. Deve ser do desenho da função. Então, queixando-me da dor nas costas, o colega Carlos Guilherme arriscou um diagnóstico: "deve ser o peso da bolsa." Mesmo sendo PhD em matemática, o colega pode ter acertado em cheio. E ainda emendou: "não sei para quê as mulheres carregam tanta coisa." Concordei, e entre um cafezinho e outro, voltei a salinha que ocupo para segurar a bolsa pela alça, sacudindo-a para testar o peso. Razoável, já carreguei pesos maiores. Contudo, não custava nada verificar se alguma bagagem não poderia ser classificada como supérfula.

Pela mesma época, Mahria partilhou uma enquete interessante no Facebook. Uma blogueira (blog Coisas de Diva) fotografou o conteúdo da bolsa e incitava as leitoras a verificarem e partilharem o que levam na bolsa. Após a partilha da imagem, seguiu-se uma calorosa discussão sobre o que as mulheres levam nas bolsas. Pode parar e observar: todas as mulheres levam uma bolsa. Independente de ser uma Louis Viton (legítima ou genérica) ou uma mochila ultrajovem, toda mulher, desde menina as mulheres têm fidelidade a uma bolsa, bolsinha ou bolsona. A conversa foi mais ou menos assim, pois, como isso aqui não é bolsa de mulher, tive que "simplificar ao máximo" como disse Ildinha:



Vania Oliveira: Cel. chave,carteira,óculos,batom,BOLACHA,kkkkkkkk

Mahria: Cel., chaves, carteira, necesserie,creme p/mãos,perfume, escova,batom, óculos de sol,fones de ouvidos.

Ilza Sobral: Estojo com lápis, cel e fones, carteira com documentos a carocha com maquiagens, agenda , chaves, bombons...

Anna Cecília: Valei-me... a minha bolsa é um furacão. Tem... batons e gloss misturados com lápis grafite, um pacote de lenços de papel, band-aid (o peste do sapato está me mordendo). Uma bolsinha com analgésicos e absorventes, minha carteira com documentos e algum dinheiro, a carteirinha com moedas, um carnê que não paguei, uma conta de água que paguei, uma conta de telefone que não paguei e já está vencida. O que mais? óculos de sol, chaves, comprovantes de ponto eletrônico e um extrato bancário imenso. Uma boneca de Luiza e uma máquina fotográfica. Agora, imaginem o tamanho da minha bolsa!

Ilza Sobral: uma cesta!

Mahria: Um balaio, isto sim! Mas a minha se desdobrar da isso ou mais, só os carnês(pagos e n pagos) eu tirei para n fazer mais volume!

Anna Cecília: ê! vão dizer que a bolsa de vocês é sempre organizada como a da Marina?

Mahria: Claro que não, mas como tenho que andar com tudo tenho bolsinhas , necesseries ou carochas, como diz Ilza, para encurtar a lista

Vilma Sobral: Nido chama a minha de lixão! Computador, bolsa de apagador e lápis piloto, óculos de grau, óculos escuro, carteira, maçaroca de ata de chamada, conta pra pagar, celular... ai meus ombros! maquiagem, escova de cabelo!

Monica Cavalcanti:  Bolsa de passeio é mais light, batom, carteira, chaves, celular, pastilhas, uma fruta ou lanchinho básico(dependendo p/ onde for) uma toalhinha, bolsinha com remédios, sombrinha que me acompanha de inverno a verão p/ onde for. Acho que só.

Mariana Brito: Rapaz, vou dizer sem olhar kk tem estojo, carteira, casaco, bolsinha com várias coisas dentro, agenda, pincel piloto, absorventes, chaves, fone de ouvido, cartão de passe, crachá de trabalho. E acho que isso é tudo.

Ilda: Batom, agenda, caneta, sombrinha.

Mahria: Bolsa mais espartana!

Ilda: É que carregar peso subindo e descendo morro não dá mais.

Mahria: nem trabalha na "bola do mundo" , como diz Ilza! kkkk

Ilda: Mesmo não trabalhando fora tem gente que enche a bolsa de coisas dispensáveis que só fazem sobrecarregar. Simplifico o máximo. Só o suficiente.

Mahria: Mas, quem passa o dia fora tem que ter à mão suas coisas, para n estar pedindo aos outros ou passando perrengue, por falta, vê o caso de Mônica...

Ilma: chaves, celular, sombrinha, agenda, bolsinha c/batons, pinça, cortador de unha, perfume e espelho, absorventes, papel higiênico (se não tiver nos lugares, vai passar aperto), amarrador de cabelo e fivelão de coco, lápis comum, borracha e canetas, carteiras de identificação( minha e de Antonio), extratos de banco e papéis de confeito, novo testamento de bolso. Quando vou trabalhar vai junto a pasta cheia de papel... E a bolsinha de moedas e dinheiro pouco.

Juh Lima: Chave, celular e respectivo carregador, kit básico de maquiagem, caneta, carteira de motorista, mini hidratante, pente, sombrinha, carteira de estudante, cartão do banco e um livro!

Izabel: Na minha tem carteira com documentos, cartões, crachás, agendinha, celular, fone de ouvido,  absorvente, desodorante, óculos de grau, carteira de passe, estojo com canetas, batom, escova de cabelo, amarrador de cabelo, pen drive, bolsinha de moedas e sombrinha. A do plantão são mais 500, tipo a de Monica Cavalcante, que por enquanto tá alí guardada!!!
 
Para além dos cosméticos, telemóveis, chaves e documentos, há um mundo de bagaceiras nas bolsas femininas. Não é à toa que os portugueses, que sabem das coisas do idioma, chamam bolsa de mala. Outro dia, enquanto morava em Braga, meu cunhado Petronildo disse que a bolsa da mãe é a razão da sobrevivência da raça humana. Ele chegou a esta brilhante conclusão quando teve que ficar uns dias tomando conta dos meninos, e  como não tinha bolsa, não levou a mamadeira do pequenino e nem um paninho para limpar o nariz da cria. Chegou em casa no final do dia com a criança rabugenta e morta de fome. Contudo, às vezes passamos uns apertos justamente por conta da bolsa. Passar na catraca do ônibus e esquecer de levantar  a bolsa, corre o risco de ficar presa. Ir ao banheiro público, da Universidade ou do restaurante mais limpinho, mas que não dispõe de um mísero ganchinho na parede, nos força a malabarismos para além do que já fazemos para utilizar o vaso sanitário coletivo. Colocar a bolsa no chão do banheiro é fora de cogitação, pois depois do pitstop fisiológico a fiel escudeira vai diretinho para a mesa, e com ela os coliformes fecais e toda a sorte de bichos imundos invisíveis. O jeito é se virar para segurar a bag enquanto usa o banheiro. Sofrimentos femininos que um homem jamais saberá.

Dizem que a bolsa é a cara da dona. Adriana Carvalho e Thayze têm coleções de bolsas maravilhosas. Mas, que ver cara, não ver coração. Se você achou que a minha bolsa é a única na categoria K dos furacões, nunca passou perto da bolsa de Giane Lira. A bolsa da nossa gestora vai mais para tsunami. E todas as vezes que Izabel Correia chega por perto, fecha-lhe a bolsa, justificando que o dinheiro vai embora. No quesito desafiante das superstições, Eliane é imbatível.Todos os dias que chegava a Autarquia, deixava a bolsa em cima do lixeiro, ao lado da mesa. Como interpretar este costume? Já Dayse Neri tem um suporte de bolsa, que gruda na mesa e um gancho segura a mala pela alça. Coisa muito fina. Luiza já sabe:quando quer que eu saia mais rápido da IES, carrega sorrateiramente a minha bolsa, deixando estrategicamente as chaves sobre a mesa. O resultado é eficaz:o que é de uma mulher sem a bolsa, sua companheira inseparável?

E você, cara amiga, o que leva na bolsa?
Até amanhã, fiquem com Deus.


PS: O lenço de papel é, para mim, indispensável. Primeiro, para limpar nariz de menina ranhenta e atender a urgências em banheiros descuidados. Depois, porque na minha atual função na escola, faz parte do meu material de trabalho. Colegas e alunos chegam na sala e assentam-se à mesa redonda e me contam suas dificuldades, aperreios, tristezas e afins. Nesta horas, os lenços entram em ação. É muito desconfortável vê-los enxugar lágrimas com as costas das mãos e secar na calça jeans.  

2 comentários:

  1. Anninha, minha bolsa n fica muito atrás da sua na categoria de furacão, mas o caso é que eu costumo juntar tudo nas necesseries (2), para n se tornar um buraco negro. Mas mesmo assim ainda perco chaves e até o cel, quando ele cai de seu compartimento. Tenho sempre um livro, o que estou lendo no momento, o que torna a bolsa mais pesada, e de vez em quando eu preciso de uma auxiliar, tipo pasta para caber tudo, tipo quando estou carregando docs, ou folhas que n posso dobrar(amanhã é dia dela), ou seja é mais que justificável a dor nas costas por causa da bolsa... já tive mto isso, daí diminuo um pouco a carga (minha sombrinha é pesada, normalmente ela é a sacrificada) e faço uns alongamentos além de tratamento com relaxante muscular, uma boa nadada e estou nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsa é necessária. E na minha, sempre falta alguma coisa. Hoje mesmo, lutei em busca de uma caneta,e as miseráveis ficaram na sala ou em casa.
      É nó! :)

      Excluir