sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fazendo coisas...

Nestes dias tenho corrido bastante. Apesar do frio intenso (para Garanhuns está um gelo! Treinamento apra urso polar!)   e da imensa vontade de ficar em casa, é preciso enfrentar a chuva e a lama (minha rua está parecendo a lua! nunca vi tanta cratera!) e cuidar na vida. Ando juntando os documentos para a minha tranferência para Portugal. Adiei esse momento por 5 anos, por várias razões, mas, agora, não posso mais. É preciso estudar, buscar qualificação, principalmente nessa minha área de trabalho. Para pesquisar é preciso formar-se pesquisador e nada melhor do que uma Universidade reconhecida internacionalmente para isso. Costumo dizer que não escolhi Portugal, Portugal que me escolheu! Fiz o mestrado na Universidade Internacional de Lisboa, através de um convênio kamikase da AESGA. Naquela época, foi tanta confusão, que tivemos problemas até com a embaixada portuguesa no Brasil, por conta do processo de reconhecimento do título. Era um grupo muito bom: Marcílio Maia, Socorro Luna, Dra. Fátima, Janecélia (SENAC), Eliane, Giane, Edilma, Genésia, Zé Maria leitão, Ivonilson, Carlos Guedes... Aprendi muita coisa boa. Num momemento de crise profunda do curso, me lembro que questionava a validade de investir na defesa em Portugal,pois naquela época, as coisas eram mais apertadas do que hoje, Socorro Luna foi decisiva, quando disse: "minha filha, vá, tome um banho de civilização, termine seu curso que vai lhe qualificar." Não duvidei mais, fiz um empréstimo na CEF (obrigada, Funesa/AL!) e fui. 

Minha companheira daquela viagem foi Genésia, hoje minha mãe Honoris Causa (MhC!). Na viagem anterior, eu não fui porque não tinha dinheiro, e ela disse que sofreu muito com os gastos do grupo. Assim, humildes (kkkk!) fomos dentro das nossas possibilidades. Ela me levou para a casa do filho, Francislê, em Aveiro. Ele e Dayse, sua adorável esposa, moravam em um T0 (apartamento sem quarto, o equivalente a uma kitnet no Brasil), dentro da Universidade, e ambos cursavam o doutoramento. Desde então, Francislê (que estudou com minha irmã Vilma em Química na Federal), peleja comigo para que eu me candidate a uma vaga no doutoramento na Universidade de Aveiro.

Depois de cinco anos de "deixa para depois", apoiada nas melhores justificativas (Luiza era muito novinha, tinha 2 anos em 2005. Precisava construir uma casa, pois morávamos de aluguél. Precisava ajudar a Tony encontra o caminho de sua formação profissional. Precisava ter um emprego melhorzinho... Tudo isso justificava o meu medo de arriscar!) me inscrevi no programa de doutoramento em multimédia em educação, com um projeto de utilização de ferramentas de web 2.0 para formação continuada de professores, integrando as experiências no Brasil e em Portugual, acabei sendo admitida. O curso começará em  outubro/2010, e eu estou em processo de afastamento da AESGA, cujo apoio é o que faz possível essa transferência, uma vez que é necessário começar o curso primeiro, para pleitear uma bolsa de estudos depois.


É por isso que ando meio corrida, sumida, apressada: tem muita coisa para resolver em um tempo exíguo: preciso de substitutos para minhas disciplinas, preciso cancelar contas bancárias, telefônicas, convênios de saúde. Preciso encerrar tratramentos de saúde e fazer uma série de exames. Preciso de um monte de documentos: renovar passaportes,solicitar vistos de estudante, tirar o PB4 para nós três. Preciso solicitar uma autorização na Vara da Infância e adolescência, para Luiza viajar com Tony quando terminar o ano letivo...  Ufa!!! É um bocado de coisa. Mas, vai dar tudo certo. Deus está no comando! 
Té manhã!

5 comentários:

  1. Anninha vc n tem idéia de como estou feliz por vc! E , se eu entendi certo, Tony tbém vai? Melhor ainda, pois não estava gostando da idéia dele ficar aqui sozinho a mercê das "gavionas" de plantão,bem, assim sendo ,esta é uma experiência unica e n se importe se foi adiada por 5 anos, como vc disse, as coisas só acontecem quando chega a hora delas rolarem...É como minha viagem a Italia, tenho certeza que a hora chegará, apesar doas dificuldades e problemas mil...Quem sabe poderemos nos encontrar em Lisboa, ou vc poderá dar um pulo até Roma ou Milão para nos darmos um alô? Desejo-te todasorte do mundo e o melhor nesta tua nova jornada de vida. Estoou lendo seu bolg devagar, uma coisa por vez, e estou tentada a faer um também...a gente se vê , nem que seja pela net. Bjjo grande e bola prá frente...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vamos tentar novamente.
    Oi!
    Apaguei sem querer a postagem anterior e esta é a segunda vez que tento postá-la novamente. Coisas da tecnologia...ai, ai! me sinto um elefantão tentando passar por uma ponte de madeira! mas, só espero conseguir desta vez!
    Eu estou muito feliz por você ter conseguido esse curso de Doutoramento, e, uma oportunidade não se deixa escapar mesmo com todos os atropelos de uma mudança para outro país, com uma filha pequena e tudo o mais. Só que eu vou ficar morrendo de saudade da minha Princesinha, tudo bem, nada de chororô. Afinal, uma chance assim não deve ser adiada por mais tempo, afinal, não se sabe quando surgirá outra vez e se esperar demais quando chega já é tarde e não dá mais.
    Vá e tenha sucesso, nós ficaremos rezando por vocês!

    ResponderExcluir
  4. Desejo todo sucesso do mundo pra você, mas cansei de tanta coisa que tens pra resolver ixe!Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Anna, parabéns, muito sucesso é o que desejo para você. É uma baixinha de imensa personalidade, admirável. Ah, muito obrigada pelo elogio, capa de revista foi ótimo!!!! Muito obrigada também pelo incentivo, gostei muito de trabalhar com você no TCC, como coloquei no trabalho, levarei ensinamentos seus e de Verinha para o resto da vida. Grande abraço e boa sorte!!! Renata

    ResponderExcluir