sábado, 2 de outubro de 2010

Algumas palavras sobre a fé

Vocês já sabem que eu ando meio (completamente!) exasperada com essa história do doutoramento. Essa semana, o professor da disciplina que está em curso desde o dia 23.09 fez contato, disponibilizando um material de aulas e uns encaminhamentos de leitura. Temos uma comunidade do curso, que facilita a interação na produção dos trabalhos. Para mim esse módulo é muito importante, pois trata de tecnologia de comunicação, coisa que eu  sei pouco, pois lido com as TICs somente como usuária. Precisava está lá para acompanhar. Por artes do destino, ainda estou aqui, presa na burocracia internacional. Sexta-feira houve um encontro presencial, aquele que me causou a angústia do último post. Quando cansei de lutar com o link que só dava off line, desliguei tudo e fui tirar a roupa do varal. O ceu estava bem azul, ventava muito, zunindo nos ouvidos, eram 10:40 da manhã. Então, me aconteceu uma coisa que vocês têm todo direito de não acreditar.     
Já estava com as lágrimas peduradas, e olhe que eu não sou muito de chorar. Olhei para o céu azul, enquanto tirava as roupas do varal... Pensei: "Por que tudo isso, Deus?" e quase automaticamente, voltei a minha adolescência, quando batia longos papos filosóficos com o Altíssimo: "Antigamente, era mais fácil. Você respondia com voz de trovão ou num matinho qualquer." Passando pro outro varal, bateram no portão. Quase não fui atender, mas, minhas pernas desobedeceam, e quando vi, puxava o portão quase que automaticamente. Duas jovens esperavam com um olhar de expectativa. Uma se adiantou: "Sei que você está ocupada, mas Deus lhe mandou uma mensagem." Fiquei verde! A moça nem percebeu e continuou: "a senhora tem uma Bíblia?" Murmurei que o meu exemplar estava na gráfica para restaurar a capa. "Pois quando puder, leia Jó 43:10-11." Sacou uma Bíblia da bolsa e, manobrando uma sombrinha florida, leu os versículos, cujo conteúdo talvez acrescente, mas o recado estava dado: Jó é o símbolo maior da paciência, e, esse é o meu exercício atual: É preciso ter fé e paciência para lidar com as coisas que não tenho meios para resolver, pois depende dos outros.   
Deus falou comigo através daquelas moças com suas saias compridas e sombrinhas floridas. Não era adequado a voz de trovão, não ficaria bem. Não sei porque Ele me respondeu naquela hora, talvez pela misericórdia, como diria minha amiga Helena. E é pela misericórdia que Ele nos dá mais um dia para aprender  ouvir, pois estamos cada vez mais surdos.
Té manhã! 

2 comentários:

  1. Olá Anna Cecília,

    Meu nome é Fatima Kanitar, também sou brasileira do Rio de Janeiro, tenha Fé e a certeza que tudo vai dar certo. Daqui uns dias estaremos conversando pessoalmente na UA, DEUS é nosso pai!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Wow, Fátima, obrigada pela força!
    É meio demorado, mas, eu espero, vai dar certo.
    Bjooo!

    ResponderExcluir