quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ó Mar salgado!

Um verãozão se aproxima. Precisamos nos preparar para o período que os portugueses chamam de "três meses de inferno". Para nós, quase do semi-árido as temperaturas não são tão assustadoras ainda. Mas, alguns efeitos já se fazem notar. As roupas diminuíram e o dia está cada vez mais longo. Como o clima é seco,não sentimos aquele "pegajoso" do Recife, mas os nossos narizes sofrem. É preciso hidratar muito para não ferir, e nós aprendemos isso da pior forma. Atualmente, pôr do sol concreto após às 21h30min. Tão rápido dá meia noite, que até Luiza (de férias) está se acostumando a dormir perto dessa hora. E não adianta apelar, ameaçar, impor. Tudo tem que ser muito bem justificado para que ela se recolha aos braços de Morfeu, invariavelmente acompanhada de sua ovelha Kátia. Aliás, que fique registrado que vou ter que criar uma estratégia de guerra para poder colocar a ovina na máquina de lavar, pois de branca ela não tem mais nada. O ruim é que talvez, mesmo com todo o sol, não dê tempo de secar o animal, e à noite pode dar barulho e confusão na hora de dormir.  Mas, com o Luiza é imprevisível, talvez nem se incomode com uma fugidinha do seu bicho preferido há mais de quatro meses.

Nessa época de sol, a praia é uma boa opção de lazer. Ainda não fomos às margens do Atlântico atacar de banhistas, mas, estivemos visitando a Praia da Barra e a Costa Nova no último final de semana de Tony em terras lusitanas.

A praia da Barra em Aveiro, à uns 8 km do centro da cidade, é o point de ferveção na região. Os descolados estão por lá, bem como os endinheirados e os turistas. É um pedaço bonito, que tem esse pontilhão que leva até um farolzinho lá onde tem um quebra-mar de pedras enormes. É uma área de passeios e caminhadas. Acima, Luiza espanta as gaivotas atraídas com biscoitos por uma fotógrafa. Ela está acostumada a fazer isso aos pombos que ficam zanzando nas praças da cidade e aprontou mais uma vez. 
Fomos com Dayse e Francislê.  Apesar do verão, o vento esfria o tempo e é prudente levar um casaquinho. Dayse e Luiza papearam durante todo o percurso. Fizemos a caminhada até o final do pontilhão, apreciando o mar calmo do lado direito, ideal para banhos e diversão com crianças e o mar agitado do lado esquerdo, ideal para pegar ondas. Mesmo próximo das 20hs, muitos surfistas arriscavam manobras em suas "longjohn" de borracha para proteger da baixa temperatura da água.


  No final do percurso, tem o farol pequeno. O farol grande, que orienta a entrada dos navios na barra é aquele vermelho e branco que fica ao longe do lado esquerdo. 
Depois, passamos rapidamente em Costa Nova. Uma antiga vila de pescadores que foi restaurada e transformada em cartão postal aveirense. As casinhas riscadinhas, originalmente feitas em madeira, transformou-se num símbolo do lugar, com uma urbanização invejável.
O casario local é todo pintado assim: de listrinhas brancas com azul, vermelho, amarelo e verde. Essas casinhas são reproduzidas em todos os tipos de souvenir, principalmente os enfeites de geladeira (frigorífico).

São inúmeros bares e restaurantes com mesinhas e cadeirinhas no passeio, gramados bem cuidados e uma brisa marinha deliciosa nesta época. A boemia deve ferver por aqui, mas por enquanto, as nossas visitas se concentram durante o dia, restrições de quem tem criança pequena.
Depois dessas visitas, fomos a casa de nossos amigos. Conforme haviamos combinado, era o dia de fazer o cachorro quente do Azevedo. Francislê comprou a carne de novilho picado e eu fui fazer o tempero. Nos nossos encontros, a conversa gira, gira e sempre falamos em comidas brasileiras e nordestinas que trás tanta saudade.
Como banhistas, a praia nos espera ainda um pouco mais, pois o vento faz circular o friozinho e a temperatura da água do Atlântico norte em nada lembra as piscinas naturais de Maragogi. Isso fica para depois.

Saudades de hoje: Das praias do nordeste brasileiro. Para mim, entre as melhores estão Ponta Negra (RN), Maragogi (AL), Tambaú (PB) e Gaibu/Calhetas (PE). 

Té manhã, fiquem com Deus.

  

5 comentários:

  1. Essa hora que vocês estavam passeando era 20.00 hs? E o céu ainda está bem azulzinho! Se fosse assim por aqui, os maloqueiros da rua só entrariam em casa meia-noite! Em compensação, no inverno demora uma eternidade para amanhecer... Aproveitem bastante essas coisas que por aqui nós jamais veremos. Beijos e saudades imensas como o mar.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, pessoa mais linda do mundo!
    20hs e o sol na cara... Ainda não me acostumei com isso. e é por isso que os "maloqueiros" daqui só dormem tão tarde.
    Entre as atividades da escola, dá para conhecer um pouco desse pedaço de mundo encantador. Saudades imensas de tu. Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Ana, vc escreveu a Praia dos Carneiros, que é linda demais.
    É impressão minha ou Luiza está bem mais magra? e com cara de mais sapeca? Pense numa menina desenrolada.
    Lembro q qnd fui ai me levaram para uma praia, infelizmente não lembro o nome, mas era uma de veraneio e com muita casa de gente rica. Estava quente e qnd resolvi tomar um banho de mar, quase me arrependo, a água estava tão fria que parecia agulhas me furando. ruim demais.
    Praias só daqui do NE do Brasil mesmo.
    abraço p vcs

    ResponderExcluir
  4. É sempre perigoso selecionar praias no Nordeste do Brasil, acabamos esquecendo alguma. Esse lugar que vc fala, deve ser no Algarve, Guga. É lá que estão os ricos-ricos e a inglesada toda. Lulu tá esticando, nestes dias está mairo do que eu. Cada dia mais sabida. Alegria dos meus dias, essa minha companheirinha.
    Tô acompanhando o teu gatinho pelo face. Cada dia mais lindo.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Anninha , adorei a foto de Lu atrás das gaivotas e das casinhas listradinhas. A gente aqui em Garanhuns dava para fazer algo assim ou mais original para enfeitar o que já temos de lindo. Por isso eu acho as coisas européias tão interessantes, de uma aldeiazinha , eles fazem um cartão postal, é muito incrível.

    ResponderExcluir